Leia atentamente o texto abaixo, no qual estão baseadas as questões de 01 a 05.
Lembre-se: interpretar um texto é entrar no mesmo para entendê-lo.
O Velho Diálogo de Adão e Eva
Brás Cubas
. . . . . ?
Virgília
. . . . . .
Brás Cubas
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . .
Virgília
. . . . . . . . . . . . . . !
Brás Cubas
. . . . . . . . . . . . . . .
Virgília
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . .. . . . . . ? . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Brás Cubas
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Virgília
. . . . . . . . . .
Brás Cubas
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . ! . . . . . . .
. . . . . . . !. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . !
Virgília
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . ?
Brás Cubas
. . . . . . . . . . . . . . !
Virgília
. . . . . . . . . . . . . . .!
Machado de Assis.
Memórias Póstumas de Brás Cubas.
São Paulo: Moderna, 1983.
1)Esse “texto” faz parte de um livro de Machado de Assis, que registra, de um modo diferente, o diálogo de amor entre Virgília e Brás Cubas. Por que Machado teria escolhido esse título, referindo-se ao texto bíblico que relata a sedução entre Adão e Eva? Há marcas no “texto” que evidencie que um deles quis convencer o outro sobre alguma questão? Comente. (04 esc)
Resposta-comentário:
O autor usa o título para dar pista de que no texto alguém busca convencer outra pessoa, percebe-se pelas interrogações, que são respondidas sem interrogação.
2 ) À primeira pergunta de Brás Cubas, é possível afirmar que Virgília respondeu com frase declarativa(afirmativa ou negativa)? Justifique sua resposta. (03 esc)
Resposta-comentário:
Sim, não há presença de interrogação ou exclamação, restando somente um meio: declarar afirmando ou negando.
3) O “texto” mostra um diálogo sem conflito de opinião entre os personagens? Comente. (03 esc)
Resposta-comentário:
A palavra diálogo já indica uma conversa a partir de pontos de vista diferentes e a pontuação revela uma variedade de comunicação: percebemos a quanto cada um falou e até mesmo o tom(exclamações). Então, podemos dizer que houve um certo conflito.
4) O autor não escreveu as palavras do diálogo, sugerindo, talvez, que todos os diálogos de amor sejam iguais e todos os compreenderiam, mesmo que não estivessem escritos. Qual a função das reticências nesse contexto? (03 esc)
Resposta-comentário:
Deixar que imaginemos o que eles disseram.
5) A pontuação nas últimas falas do diálogo sugere que pode ter acontecido uma discussão violenta entre os dois ou os dois chegaram a um consenso. Comente, considerando o valor dos sinais de pontuação identificados no texto. (03 esc)
Resposta-comentário:
O sinal de exclamação é usado para exprimir entoação exclamativa. Denota, entre outras coisas, entusiasmo, alegria, dor, surpresa, espanto e ordem.
Considere o texto abaixo para as questões de 06 a 10.
Lembrança do mundo antigo
- Clara passeava no jardim com as crianças.
- O céu era verde sobre o gramado,
- a água era dourada sob as pontes,
- outros elementos eram azuis, róseos, alaranjados,
- o guarda-civil sorria, passavam bicicletas,
- a menina pisou a relva para pegar um pássaro,
- o mundo inteiro, a Alemanha, a China, tudo era tranquilo
- em redor de Clara.
Carlos Drummond de Andrade.
Antologia poética. Rio de Janeiro,
José Olímpio, 1993.
6) Na linha 01, temos: (02 esc)
*Só um item deverá ser marcado.
a) ( ) um período simples com oração coordenada;
b) ( )um período simples com oração absoluta;
c) ( )uma frase;
d) ( )uma oração;
e) ( )as opções b,c e d estão corretas.
Resposta-comentário:
O item “e” é o correto, pois é um período simples com oração absoluta, por conter apenas um verbo; é frase por ter sentido completo, ao mesmo tempo que é oração por conter verbo.
7) As orações da linha 05 são sindéticas ou assindéticas? Explique. (04 esc)
Resposta-comentário:
As orações estão relacionadas de forma assindética, ou seja, sem o uso da conjunção.
8) Junte as orações das linhas 02 e 03 e forme um período composto por coordenação com oração sindética. Atente para o uso da conjunção mais adequada, pois cada conjunção traz uma ideia à relação entre orações. (05 esc)
Resposta-comentário:
O céu estava verde sobre o gramado e a água era dourada sobre as pontes (ADITIVA).
9) Agora faça o mesmo com as orações da linha 05. (05 esc)
Resposta-comentário:
Entre as duas orações da linha 05 podemos formar um período composto por coordenação (aditiva): “O guarda-civil sorria e passavam bicicletas.
10) Os verbos “sorria” e “passavam” são transitivos ou intransitivos? Se forem transitivos, indique onde estão seus complementos. Não se esqueça de colocar a definição de verbos transitivos e intransitivos. (06 esc)
Resposta-comentário:
São verbos intransitivos, daí não buscarem complemento, deixando as duas orações numa relação de coordenação. Saliente-se que “passava’’ poderá ser transitivo, como no seguinte caso: Ela passou a roupa, mas no texto colocado acima ele é INTRANSITIVO.
Os verbos transitivos são aqueles que precisam de complemento, enquanto os intransitivos não.
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