quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Exercícios de análise sintática - 7º Ano

ATENÇÃO: 
As opções corretas foram marcadas em verde.


Exercício 1: (UFMS 2010)
Faça uma análise sintática da oração abaixo e, a seguir, assinale a(s) proposição(ões) correta(s).
A ordem, meus amigos, é a base do governo.

Exercício 2:
(MACK-SP) Em: “ – Perdi a mala! – um diz de cara acabrunhada”, um tem a função sintática de:

Exercício 3:
(PUC-SP) Dê a função sintática do termo destacado em: “Depressa esqueci o Quincas Borba”.

Exercício 4:
(FMU-SP) Em: “Eu era enfimsenhoresuma graça de alienado”, os termos em destaque são, respectivamente:

Exercício 5:
(Mack-SP) Aponte a alternativa que expressa a função sintática do termo destacado: “Parece enfermo, seu irmão”.

Exercício 6:
(Mack-SP) “Não se fazem motocicletas como antigamente”. O termo destacado funciona como:

Exercício 7:
(Osec-SP) “Ninguém parecia disposto ao trabalho naquela manhã de segunda-feira”.

Exercício 8:
(UFPI) “Jatene está convicto de suas ideias”.
“ Os setores do governo discordam do modelo proposto”.
Os termos destacados, quanto à  função sintática, são, respectivamente:

Exercício 9:
(ESPM-SP) Observe os termos destacados das opções que se seguem e identifique a alternativa que apresenta a classificação correta da função sintática.
  • Sempre esteve acostumada ao luxo.
  • Naquela época ainda obedecia aos pais.
  • Esta roupa não está adequada à ocasião.
  • Os velhos soldadinhos de chumbo foram esquecidos.

Exercício 10:
(UAAM- adaptada)
“Daqui estou vendo o amor
Irritado, desapontado
(Carlos Drummond de Andrade)
Identifique a alternativa que traz, respectivamente, a classe gramatical e a função sintática das palavras destacadas:

Exercício 11:
(UFAL) “A infidelidade às promessas feitas tornou-o desacreditado perante os amigos”.
Identifique a alternativa em que o termo destacado exerce a mesma função sintática do termo destacado no período acima.

Exercício 12:
(ESPM-SP) Em “esta lhe deu cem mil contos”, o termo destacado é:

Exercício 13:
(ESPM-SP) “Surgiram fotógrafos e repórteres”. Identifique a alternativa que classifica corretamente a função sintática e a classe morfológica dos termos destacados:

Exercício 14:
(FMU-SP)
“Tinha grande amor à humanidade”.
“As ruas foram lavadas pela chuva”.
“Ele é rico em virtudes”.
As palavras em destaque são, respectivamente:

Exercício 15:
(FCMSC-SP) Na oração seguinte:
“Você ficará tuberculoso, de tuberculose morrerá.”
As palavras destacadas exercem, respectivamente, a função de:

Exercício 16:
(PUC-SP) Dê a função sintática do termo destacado em: “Voltaremos pela Via Anhanguera”.

Exercício 17:
A função sintática do termo grifado na oração “O dia amanheceu muito bonito”, é:

Exercício 18:
“Em homenagem aos pais, ele executou uma bonita canção”. O termo em destaque exerce a mesma função de qual dessas opções?

Exercício 19:
(PUC – SP) “Um dia deu-me sono como a qualquer criança”. (Fernando Pessoa)
As palavras em destaque são, respectivamente:

Exercício 20:
(FMU-SP) Observe os termos destacados nos versos a seguir:
“Passei o dia à toa, à toa.”
“Passei a vida à toa, à toa.”
Tais termos exercem:

Exercício 21:
(FMU-SP) Observe os termos destacados:
“Alugam-se vagas”.
“Precisa-se de faxineiros”.
“Paraibana expansiva machucou-se”.
Eles exercem, respectivamente, a função sintática de:

Exercício 22:
(Mack-SP) Em: “Chamou-se um eletricista para a instalação dos fios?”, o termo em destaque exerce a função de:

Exercício 23:
(FEI-SP) Identifique a alternativa em que há objeto direto preposicionado:

Exercício 24:
Classifique os complementos verbais das frases a seguir, numerando, convenientemente, os parênteses:
  1. objeto direto
  2. objeto indireto
  3. objeto direto e indireto
  4. predicativo do sujeito
  5. adjunto adverbial
(     ) Enviei uma carta ao presidente da Associação.
(     ) Ninguém é feliz aqui.
(     ) Carla chegou em casa.
(     ) Assistimos ao filme “Eclipse” na sessão das 15h.
(     ) O taxista bateu o carro.
A sequência correta é:

Exercício 25:
Assinale a opção que classifica corretamente a função dos termos destacados nas orações:
“Conheço aqueles dois rapazes”.
Talvez alguém descubra a verdade”.
“O cofre foi arrombado pelos bandidos”.

Exercício 26:
“Aquela terra era povoada de índios”. A função sintática do termo em destaque é:

Exercício 27:
“Julgaram ótimos os trabalhos da equipe”. O termo destacado exerce a função sintática de:

Exercício 28:
Classifique os termos em destaque nas orações que se seguem, de acordo com o seguinte código:
1. predicativo  2. adjunto adnominal.
(    ) O poeta ficou bêbedo.
(    ) O poeta bêbedo caminhou pela praça.
(    ) O poeta caminhou bêbedo pela praça.
(    ) Os alunos desconfiados deixaram o colégio.
(    ) Os alunos deixaram o colégio desconfiados.
(    ) Os alunos continuam desconfiados.
A alternativa que corresponde a sequência correta é:

Exercício 29:
(U.E. Maringá)  “O Brasil jovem está ‘curtindo’ o vestibular”.
Os termos destacados, no período acima, são respectivamente:

Exercício 30:
(U.M. Piracicaba) Em “… as empregadas das casas saem apressadas, de latas e garrafas na mão, para a pequena fila de leite”.
Os termos destacados são, respectivamente:

Exercício 31:
(FVG-Rio) Aponte a correta análise do termo em destaque na oração: “Ao fundo, as pedrinhas claras pareciam tesouros abandonados”.

Exercício 32:
(E.S. Propaganda e Marketing) “Continental 2001 Grand Prix II: Nossa homenagem ao bom gosto da mulher brasileira
As expressões destacadas são, respectivamente:

Exercício 33:
(Cescea) 1. Tenha-me respeito.
2. Respeite-me as cãs.
As funções dos termos destacados nas duas orações são, respectivamente:

Exercício 34:
(FMU) Leia as expressões destacadas na seguinte passagem: “E comecei a sentir falta das pequenas brigas por causa do tempero na salada – o meu jeito de querer bem.
Tais expressões exercem, respectivamente, a função sintática de:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagem