quarta-feira, 16 de março de 2011

AVALIAÇÃO PARCIAL DE GRAMÁTICA - 8º ano


Leia atentamente o texto abaixo, no qual estão baseadas as questões de 01 a 05.
Lembre-se: interpretar um texto é entrar no mesmo para entendê-lo.


A arte do ser no mundo do ter

                                                                        Maria de Fátima Valentim

Poesias não se fazem somente com papel e caneta. Muito mais que isso! Necessário é que a veia inspiradora deixe transbordar o líquido que semeia o campo da imaginação.
Papel e caneta são produzidos pelas máquinas, aos milhares, todos os dias, produção em série, independente da inspiração humana.
Quem neste nosso mundo atual é mais valorizado: o poeta ou o industrial, dono das máquinas? O industrial, certamente dirá a maioria, pois a poesia não serve para comprar mansões, carros de luxo e joias. Porém, essa riqueza material é passageira e qualquer ladrão pode levar. A poesia, ao contrário, não se vai ao sabor de qualquer tempestade. Sobrevive a várias gerações, às mudanças de costumes, de valores, de regimes políticos. Poucos são os que ousam defendê-la, por certo.
Escrever com a alma, guiando a caneta, é bem diferente de usar as mãos para contar dinheiro.
Mas, ser poeta neste mundo do “Ter” bens materiais exige um amadurecimento profundo para não sucumbir aos encantos da riqueza proporcionada pelo “Ser”.



1)De acordo com o primeiro parágrafo, como surge a imaginação do poeta, quando escreve? (03 esc)

Resposta-comentário:
A veia inspiradora (o íntimo do ser) deve canalizar alimentar a imaginação. Escrever poesia não é, assim, simplesmente riscar o papel com uma palavra qualquer.

2) A autora, no terceiro parágrafo, coloca “o industrial” como sendo contrário ao poeta. Indique outro trecho onde ela também estabeleça contrários em confronto. (03 esc)

Resposta-comentário:
O texto está cheio de contrários, frente a frente. Um outro trecho está no penúltimo parágrafo, onde aparecem “escrever com a alma” e “contar dinheiro”.

3) Baseando-se no terceiro parágrafo, por que a maioria das pessoas diria que o industrial é mais valorizado no mundo atual? (03 esc)

Resposta-comentário:
As palavras que seguem esse trecho são a resposta: “pois a poesia não serve para comprar mansões, carros de luxo e joias.”


4) No penúltimo parágrafo, a autora não diz “escrever com a caneta”e sim “escrever com a alma”. Podemos afirmar que ela dispensa a caneta? (03 esc)

A caneta não está sendo dispensada, simplesmente aqui a autora defende que a caneta é um simples instrumento de rabisco, o principal vem da alma.

5) Ainda no penúltimo parágrafo, podemos interpretar que a autora não diferencia o ato de contar dinheiro do ato de guiar a caneta? Justifique com base no texto. (04 esc)

Resposta-comentário:
Ela dá à caneta a função de apenas riscar o papel, qualquer um poderia movê-la, como, também, qualquer um poderia contar dinheiro. Não seria necessário inspiração.   

6) Em “Poucos  são os que ousam defendê-la”, quem é o sujeito? Não se esqueça de classificá-lo. (05 esc)

Resposta-comentário:
“Os que ousam defendê-la” é o sujeito; “poucos” está qualificando o sujeito. Por exemplo: Fortes são aqueles que lutam. Se perguntarmos: quem são os que lutam?, não teria nenhum sentido, pois encontraríamos Fortes, que, nesse caso é um adjetivo(predicativo) que está qualificando outro termo da oração: aqueles que lutam. O SUJEITO NÃO QUALIFICA NENHUM TERMO, ESSE É O PAPEL DO PREDICATIVO.


7) No trecho “Escrever com a alma, guiando a caneta, é bem diferente de usar as mãos para contar dinheiro”, quem é o sujeito do verbo destacado? Comente. (04 esc)

Resposta-comentário:
“Escrever com a alma” é o sujeito.

8) Em “... qualquer ladrão pode levar”, o termo destacado é: (02 esc)

a)núcleo do sujeito;
b)adjunto adverbial;
c)adjunto adnominal;
d)adjetivo;
e)nenhuma alternativa anterior está correta.

Resposta-comentário:
Opção c, pois “qualquer” está se referindo a ”ladrão”, que é um nome.


9)Na publicidade da Prefeitura de Fortaleza, encontramos o seguinte slogan:
                          
                                   “Você construindo a Fortaleza Bela”

Identifique nesse slogan o sujeito e o predicado, classificando-os, conforme estudamos em sala. (04 esc)

Resposta-comentário:
Sujeito: Você → sujeito determinado expresso simples.
Predicado: construindo a Fortaleza Bela → predicado verbal
Fortaleza Bela é substantivo; “bela” faz parte de Fortaleza, como em alguns nomes: Porto Velho e Porto Alegre. Assim, no sentido que a Prefeitura quis dar, “Fortaleza” e “bela” são indissociáveis.

10) Sabendo que o adjunto adverbial é o termo que exprime circunstâncias de modo, lugar, tempo, intensidade..., modificando o verbo e, mais raramente, o adjetivo ou o advérbio, identifique-o nas orações abaixo: (08 esc)

a)Caiu no chão o livro de gravuras.
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b) Os alunos não querem desistir.
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c) Ontem fomos ao teatro.
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d) Estou em alto mar.
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Resposta-comentário:
a)no chão; b) não; c) ontem e d) em alto mar


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