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sábado, 18 de fevereiro de 2012
Para saber!
O ano de 2012 é o Ano Internacional da Energia Sustentável para todos, ao mesmo tempo que é o Ano Internacional das Cooperativas.
Saiba o que é uma cooperativa:
quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012
Substantivação
A substantivação refere-se à condição de classes gramaticais que ganham o papel do substantivo, por meio de palavras determinantes.
Veja os exemplos:
O caminhar do menino era lento.
Sabemos que “caminhar” é verbo, mas, devido ao artigo que o antecede, podemos considerá-lo como sendo um substantivo.
Isso ocorre também com as seguintes classes gramaticais:
Advérbio > O não foi considerado como resposta.
“Não” normalmente exerce o papel de advérbio de negação, mas aqui exerce o papel de substantivo (tem o artigo “o” diante dele).
Adjetivo > O apressado come cru.
Nesse caso, “apressado” deixa de ser adjetivo e passa a exercer papel de substantivo.
Pronome > Meu eu sempre está em busca de algo.
Percebe-se que o pronome “eu” tornou-se substantivo.
Verbo > Neste mundo, o ter é mais valorizado do que o ser.
Numeral > Os dois alunos saíram cedo.
Preposições > Os contras e os prós foram devidamente analisados.
Conjunção > O porquê disso eu quero saber.
Interjeição > O ai do paciente mexeu com todos nós.
RESUMINDO:
X (classe gramatical qualquer) > O X ( x substantivo, devido à presença do artigo)
Observações dignas de nota, indicadas por Vânia Maria do Nascimento Duarte (em português.com.br):
- Não devemos confundir substantivos acompanhados de artigos com palavras substantivadas, uma vez que nessa última esse artigo tem a função de modificá-las, e não de acompanhá-las, determinando-as. Quando as acompanha, temos: O aluno é estudioso.
- Quando substantivados, muitos vocábulos, na condição de átonos (sem autonomia fonética), tornam-se tônicos, observe: Esse quê não recebe tal classificação.
- Palavras normalmente invariáveis, na condição de substantivadas, podem ser flexionadas perfeitamente, constate: Os setes ficaram de fora.
- O vocábulo substantivado pode ocupar funções sintáticas distintas, como por exemplo, a de sujeito e de complemento. Perceba: O não já foi dito. (sujeito) / Preciso dizer um sim. (objeto direto)
Veja os exemplos:
O caminhar do menino era lento.
Sabemos que “caminhar” é verbo, mas, devido ao artigo que o antecede, podemos considerá-lo como sendo um substantivo.
Isso ocorre também com as seguintes classes gramaticais:
Advérbio > O não foi considerado como resposta.
“Não” normalmente exerce o papel de advérbio de negação, mas aqui exerce o papel de substantivo (tem o artigo “o” diante dele).
Adjetivo > O apressado come cru.
Nesse caso, “apressado” deixa de ser adjetivo e passa a exercer papel de substantivo.
Pronome > Meu eu sempre está em busca de algo.
Percebe-se que o pronome “eu” tornou-se substantivo.
Verbo > Neste mundo, o ter é mais valorizado do que o ser.
Numeral > Os dois alunos saíram cedo.
Preposições > Os contras e os prós foram devidamente analisados.
Conjunção > O porquê disso eu quero saber.
Interjeição > O ai do paciente mexeu com todos nós.
RESUMINDO:
X (classe gramatical qualquer) > O X ( x substantivo, devido à presença do artigo)
Observações dignas de nota, indicadas por Vânia Maria do Nascimento Duarte (em português.com.br):
- Não devemos confundir substantivos acompanhados de artigos com palavras substantivadas, uma vez que nessa última esse artigo tem a função de modificá-las, e não de acompanhá-las, determinando-as. Quando as acompanha, temos: O aluno é estudioso.
- Quando substantivados, muitos vocábulos, na condição de átonos (sem autonomia fonética), tornam-se tônicos, observe: Esse quê não recebe tal classificação.
- Palavras normalmente invariáveis, na condição de substantivadas, podem ser flexionadas perfeitamente, constate: Os setes ficaram de fora.
- O vocábulo substantivado pode ocupar funções sintáticas distintas, como por exemplo, a de sujeito e de complemento. Perceba: O não já foi dito. (sujeito) / Preciso dizer um sim. (objeto direto)
Provas de Português do Colégio Militar de Fortaleza - Nível 9º Ano
No link abaixo, você encontrará as últimas provas do Colégio Militar de Fortaleza
Clique:
2005-2006: http://www.slideshare.net/blogsaileoten/prova-do-1ano-colgio-militar-de-fortaleza-2005-2006
2006-2007: http://www.slideshare.net/blogsaileoten/prova-do-1ano-colgio-militar-de-fortaleza-2006-2007
2010-2011: http://www.slideshare.net/blogsaileoten/prova-do-1ano-colgio-militar-de-fortaleza-2010-2011
Clique:
2005-2006: http://www.slideshare.net/blogsaileoten/prova-do-1ano-colgio-militar-de-fortaleza-2005-2006
2006-2007: http://www.slideshare.net/blogsaileoten/prova-do-1ano-colgio-militar-de-fortaleza-2006-2007
2010-2011: http://www.slideshare.net/blogsaileoten/prova-do-1ano-colgio-militar-de-fortaleza-2010-2011
segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012
Prova e gabarito do IFCE (CEFET-CE) - Integrado Campi Juazeiro do Norte e Cedro 2012.1
Clique no link abaixo e veja a prova:
Clique no link abaixo e veja o gabarito:
domingo, 12 de fevereiro de 2012
Prova e gabarito do IFCE (CEFET-CE) - Integrado Campus Fortaleza 2012.1
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Clique no link abaixo e veja o gabarito:
"O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos."
Elleanor Roosevelt
domingo, 5 de fevereiro de 2012
Classes de palavras
SUBSTANTIVO– é dita a classe que dá nome aos seres, mas não nomeia somente seres,
como também sentimentos, estados de espírito, sensações, conceitos
filosóficos ou políticos, etc.
Exemplo: Democracia, Andréia, Deus, cadeira, amor, sabor, carinho, etc.
ARTIGO – classe que abriga palavras que servem para determinar ou indeterminar os substantivos, antecedendo-os.
Exemplo: o, a, os, as, um, uma, uns, umas.
ADJETIVO – classe das características, qualidades. Os adjetivos servem para dar características aos substantivos.
Exemplo: querido, limpo, horroroso, quente, sábio, triste, amarelo, etc.
PRONOME – Palavra que pode acompanhar ou substituir um nome (substantivo) e que determina a pessoa do discurso.
Exemplo: eu, nossa, aquilo, esta, nós, mim, te, eles, etc.
VERBO – palavras que expressam ações ou estados se encontram nesta classe gramatical.
Exemplo: fazer, ser, andar, partir, impor, etc.
ADVÉRBIO – palavras que se associam a verbos, adjetivos ou outros advérbios, modificando-os.
Exemplo: não, muito, constantemente, sempre, etc.
NUMERAL – como o nome diz, expressam quantidades, frações, múltiplos, ordem.
Exemplo: primeiro, vinte, metade, triplo, etc.
PREPOSIÇÃO – Servem para ligar uma palavra à outra, estabelecendo relações entre elas.
Exemplo: em, de, para, por, etc.
CONJUNÇÃO – São palavras que ligam orações, estabelecendo entre elas relações de coordenação ou subordinação.
Exemplo: porém, e, contudo, portanto, mas, que, etc.
INTERJEIÇÃO – Contesta-se que esta seja uma classe gramatical como as demais, pois algumas de suas palavras podem ter valor de uma frase. Mesmo assim, podemos definir as interjeições como palavras ou expressões que evocam emoções, estados de espírito.
Exemplo: Nossa! Ave Maria! Uau! Que pena! Oh!
Fonte:
DUARTE, Paulo Mosânio Teixeira. Classes e categorias em português. 2. ed. rev. E ampl. / Paulo Mosânio Teixeira Duarte e Maria Claudete Lima. – Fortaleza: Editora UFC, 2003.
Exemplo: Democracia, Andréia, Deus, cadeira, amor, sabor, carinho, etc.
ARTIGO – classe que abriga palavras que servem para determinar ou indeterminar os substantivos, antecedendo-os.
Exemplo: o, a, os, as, um, uma, uns, umas.
ADJETIVO – classe das características, qualidades. Os adjetivos servem para dar características aos substantivos.
Exemplo: querido, limpo, horroroso, quente, sábio, triste, amarelo, etc.
PRONOME – Palavra que pode acompanhar ou substituir um nome (substantivo) e que determina a pessoa do discurso.
Exemplo: eu, nossa, aquilo, esta, nós, mim, te, eles, etc.
VERBO – palavras que expressam ações ou estados se encontram nesta classe gramatical.
Exemplo: fazer, ser, andar, partir, impor, etc.
ADVÉRBIO – palavras que se associam a verbos, adjetivos ou outros advérbios, modificando-os.
Exemplo: não, muito, constantemente, sempre, etc.
NUMERAL – como o nome diz, expressam quantidades, frações, múltiplos, ordem.
Exemplo: primeiro, vinte, metade, triplo, etc.
PREPOSIÇÃO – Servem para ligar uma palavra à outra, estabelecendo relações entre elas.
Exemplo: em, de, para, por, etc.
CONJUNÇÃO – São palavras que ligam orações, estabelecendo entre elas relações de coordenação ou subordinação.
Exemplo: porém, e, contudo, portanto, mas, que, etc.
INTERJEIÇÃO – Contesta-se que esta seja uma classe gramatical como as demais, pois algumas de suas palavras podem ter valor de uma frase. Mesmo assim, podemos definir as interjeições como palavras ou expressões que evocam emoções, estados de espírito.
Exemplo: Nossa! Ave Maria! Uau! Que pena! Oh!
Fonte:
DUARTE, Paulo Mosânio Teixeira. Classes e categorias em português. 2. ed. rev. E ampl. / Paulo Mosânio Teixeira Duarte e Maria Claudete Lima. – Fortaleza: Editora UFC, 2003.
Fonemas, Letras, Dígrafos e Dífonos
Letra
É o sinal gráfico que utilizamos na escrita.
Para escrevermos a palavra bola, por exemplo, utilizamos 4 letras.
Mais exemplos:
menina – tem 6 letras
viola – tem 5 letras
- Temos, atualmente, 26 letras no alfabeto; as letras k, w e y fazem parte do alfabeto desde janeiro de 2009.
Temos no meio do alfabeto as consoantes e as vogais.
As consoantes são aquelas que só podem ser pronunciadas com a ajuda das vogais, já as vogais podem ser pronunciadas sem a ajuda de consoantes. OBSERVE QUE NÃO PODEMOS FORMAR SÍLABA APENAS COM CONSOANTES, MAS É COMUM ENCONTRARMOS SÍLABAS FORMADAS APENAS POR VOGAIS > au - la.
Nem sempre as letras que chamamos de vogais serão consideradas assim, pois existem as semivogais, que são pronunciadas de uma forma mais fraca. A Gramática aponta as letras I e U como semivogais e as letras A, E e O como vogais. De acordo com o que vimos na aula, as letras E e O também poderão, em algum momento, ser consideradas semivogais. O “A” SEMPRE SERÁ VOGAL.
Para identificarmos isso, basta:
1º passo - separar as sílabas da palavra
Au-la
2º passo – Na sílaba onde ficaram duas “vogais” juntas, podemos apontar qual é mais forte (vogal) e qual é mais fraca (semivogal).
Nesse caso, na sílaba “au” o a é vogal e o “u” é semivogal.
Se uma das letras A, E, I,O U aparecer sozinha na sílaba, ou acompanhada de consoante, sempre será vogal. > lu – ta
É IMPORTANTE LEMBRAR!
Na escrita, as vogais são 05 (cinco), mas na pronúncia são 12 (doze):
a, ã
e, ~e, ê
i, ~i
o, õ, ô
u, ~u
Observe que as letras grifadas não têm a mesma pronúncia nas palavras abaixo.
Rua > mundo folha > onda
Fonema
É o som da fala, ou seja, é o som que expressamos quando vamos pronunciar a escrita.
Exemplos:
cadeira – tem 7 fonemas
Hoje – tem 3 fonemas
Note que nem sempre o número de letras pronunciadas é o mesmo de letras escritas. Na palavra hoje, por exemplo, não pronunciamos o “h” inicial, daí a palavra ter apenas 3 fonemas.
Veja mais!
Chuva – tem 5 letras e 4 fonemas, já que o “ch” tem um único som.
Hipopótamo – tem 10 letras e 9 fonemas, já que o “h” não tem som.
Galinha – tem 7 letras e 6 fonemas, já que o “nh” tem um único som.
Pássaro – tem 7 letras e 6 fonemas, já que o “ss” só tem um único som.
Nascimento – 10 letras e 8 fonemas, já que não se pronuncia o “s” e o “en” tem um único som.
Exceção – 7 letras e 6 fonemas, já que não tem som o “x”.
Táxi – 4 letras e 5 fonemas, já que o “x” tem som de “ks”.
Guitarra – 8 letras e 6 fonemas, já que o “gu” tem um único som e o “rr” também tem um único som.
Queijo – 6 letras e 5 fonemas, já que o “qu” tem um único som.
Na identificação dos fonemas, é importante considerar os dígrafos e os dífonos.
Dígrafos
Duas letras juntas formam um único som.
Exemplos:
Chave > CH tem som de X.
Carro > RR tem som de R.
Onda > ON tem som de ~O (como acabamos de ver no estudo das 12 vogais sonoras)
Dífonos
Uma letra provoca a pronúncia de dois sons.
Exemplo:
Fixo > o X tem som de ks: fikso
Agora acompanhe o vídeo atentamente e aprenda mais. Lembre-se de anotar as dúvidas a fim de esclarecê-las com o professor. Um grande abraço!
sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012
Classes Gramaticais (Exercícios)
1.(IBGE) Assinale o par de frases em que as palavras sublinhadas são substantivo e pronome, respectivamente:
a)A imigração tornou-se necessária. / É dever cristão praticar o bem.
b)A Inglaterra é responsável por sua economia. / Havia muito movimento na praça.
c)Fale sobre tudo o que for preciso. / O consumo de drogas é condenável.
d)Pessoas inconformadas lutaram pela abolição. / Pesca-se muito em Angra dos Reis.
e)Os prejudicados não tinham o direito de reclamar. / Não entendi o que você disse.
2. (U-BRASÍLIA) Assinale o item que só contenha preposições:
a) durante, entre, sobre
b) com, sob, depois
c) para, atrás, por
d) em, caso, após
e) após, sobre, acima
3.(TTN) Observe as palavras grifadas da seguinte frase: "Encaminhamos a V. Senhoria cópia autêntica do Edital nº 19/82." Elas são, respectivamente:
a) verbo, substantivo, substantivo
b) verbo, substantivo, advérbio
c) verbo, substantivo, adjetivo
d) pronome, adjetivo, substantivo
e) pronome, adjetivo, adjetivo
4. (CESGRANRIO) Assinale a opção em que a locução grifada tem valor adjetivo:
a) "Comprei móveis e objetos diversos que entrei a utilizar com receio."
b)"Azevedo Gondim compôs sobre ela dois artigos."
c) "Pediu-me com voz baixa cinqüenta mil réis."
d) "Expliquei em resumo a prensa, o dínamo, as serras..."
e) "Resolvi abrir o olho para que vizinhos sem escrúpulos não se apoderassem do que era delas."
5. (EPCAR) Aponte a alternativa em que a palavra em negrito é conjunção explicativa:
a) Como estivesse cansado, não foi trabalhar.
b) Assim que fores ao Rio, não te esqueças de avisar-me.
c) Retirou-se antes, já que assim o quis.
d) Não se aborreça, que estamos aqui para ouvi-lo.
e) Não compareceu, porque não foi avisado.
6. (SANTA CASA) O "que" está com função de preposição na alternativa:
a) Veja que lindo está o cabelo da nossa amiga!
b) Diz-me com quem andas, que eu te direi quem és.
c) João não estudou mais que José, mas entrou na Faculdade.
d) O Fiscal teve que acompanhar o candidato ao banheiro.
e) Não chore que eu já volto.
7. (BB) "Saberão que nos tempos do passado o doce amor era julgado um crime."
a) 1 preposição
b) 3 adjetivos
c) 4 verbos
d) 7 palavras átonas
e) 4 substantivos
8. (UC-MG) Em "Orai porque não entreis em tentação", o valor da conjunção do período é de:
a) causa
b) condição
c) conformidade
d) explicação
e) finalidade
9. (UF-MG) As expressões sublinhadas correspondem a um adjetivo, exceto em:
a) João Fanhoso anda amanhecendo sem entusiasmo.
b) Demorava-se de propósito naquele complicado banho.
c) Os bichos da terra fugiam em desabalada carreira.
d) Noite fechada sobre aqueles ermos perdidos da caatinga sem fim.
e) E ainda me vem com essa conversa de homem da roça.
10. (ITA) Assinalar a alternativa que corretamente preenche a lacuna da sentença: "....... meus conselhos, ele pediu demissão."
a) Entrementes
b) Máxime
c) Mormente
d) Malgrado
e) Destarte
GABARITO:
1. E 2.A 3.C 4.E 5.D 6. D 7. E 8. E 9. B 10. D
a)A imigração tornou-se necessária. / É dever cristão praticar o bem.
b)A Inglaterra é responsável por sua economia. / Havia muito movimento na praça.
c)Fale sobre tudo o que for preciso. / O consumo de drogas é condenável.
d)Pessoas inconformadas lutaram pela abolição. / Pesca-se muito em Angra dos Reis.
e)Os prejudicados não tinham o direito de reclamar. / Não entendi o que você disse.
2. (U-BRASÍLIA) Assinale o item que só contenha preposições:
a) durante, entre, sobre
b) com, sob, depois
c) para, atrás, por
d) em, caso, após
e) após, sobre, acima
3.(TTN) Observe as palavras grifadas da seguinte frase: "Encaminhamos a V. Senhoria cópia autêntica do Edital nº 19/82." Elas são, respectivamente:
a) verbo, substantivo, substantivo
b) verbo, substantivo, advérbio
c) verbo, substantivo, adjetivo
d) pronome, adjetivo, substantivo
e) pronome, adjetivo, adjetivo
4. (CESGRANRIO) Assinale a opção em que a locução grifada tem valor adjetivo:
a) "Comprei móveis e objetos diversos que entrei a utilizar com receio."
b)"Azevedo Gondim compôs sobre ela dois artigos."
c) "Pediu-me com voz baixa cinqüenta mil réis."
d) "Expliquei em resumo a prensa, o dínamo, as serras..."
e) "Resolvi abrir o olho para que vizinhos sem escrúpulos não se apoderassem do que era delas."
5. (EPCAR) Aponte a alternativa em que a palavra em negrito é conjunção explicativa:
a) Como estivesse cansado, não foi trabalhar.
b) Assim que fores ao Rio, não te esqueças de avisar-me.
c) Retirou-se antes, já que assim o quis.
d) Não se aborreça, que estamos aqui para ouvi-lo.
e) Não compareceu, porque não foi avisado.
6. (SANTA CASA) O "que" está com função de preposição na alternativa:
a) Veja que lindo está o cabelo da nossa amiga!
b) Diz-me com quem andas, que eu te direi quem és.
c) João não estudou mais que José, mas entrou na Faculdade.
d) O Fiscal teve que acompanhar o candidato ao banheiro.
e) Não chore que eu já volto.
7. (BB) "Saberão que nos tempos do passado o doce amor era julgado um crime."
a) 1 preposição
b) 3 adjetivos
c) 4 verbos
d) 7 palavras átonas
e) 4 substantivos
8. (UC-MG) Em "Orai porque não entreis em tentação", o valor da conjunção do período é de:
a) causa
b) condição
c) conformidade
d) explicação
e) finalidade
9. (UF-MG) As expressões sublinhadas correspondem a um adjetivo, exceto em:
a) João Fanhoso anda amanhecendo sem entusiasmo.
b) Demorava-se de propósito naquele complicado banho.
c) Os bichos da terra fugiam em desabalada carreira.
d) Noite fechada sobre aqueles ermos perdidos da caatinga sem fim.
e) E ainda me vem com essa conversa de homem da roça.
10. (ITA) Assinalar a alternativa que corretamente preenche a lacuna da sentença: "....... meus conselhos, ele pediu demissão."
a) Entrementes
b) Máxime
c) Mormente
d) Malgrado
e) Destarte
GABARITO:
1. E 2.A 3.C 4.E 5.D 6. D 7. E 8. E 9. B 10. D
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