sábado, 26 de maio de 2018

10 sites para estudar História, Geografia e Filosofia

Portais, fóruns e redes sociais ajudam a ir além do conteúdo dos livros. Muito além das buscas no Google e na Wikipédia, sites e redes sociais podem ser úteis para complementar o conteúdo dos livros didáticos ou simplesmente ajudar a dar aquela atualizada. Quer encontrar informações sobre algum país longínquo? Sites especializados são o melhor lugar para conseguir dados quentinhos. Para começar sua viagem de estudos virtuais, o Guia do Estudante preparou uma lista de fontes confiáveis, atualizadas e divertidas.

HISTÓRIA

Às vezes a história pode parecer estática, mas não é mesmo. A cada dia surgem novos estudos que questionam antigas versões dos acontecimentos mais importantes para a humanidade. Unindo gente com pontos de vista diferentes, textos e vídeos de qualidade, a internet pode ajudar a aprofundar a disciplina.

A rede social Café História é um bom ponto de encontro com historiadores, estudantes e curiosos para discutir temas relacionados à disciplina. Como em qualquer rede social, dá para fazer amizades, mandar e responder perguntas, enquetes e ajudar a incendiar os fóruns de discussão. O site tem também vídeos, entrevistas e blogs com várias dicas de livros dadas pelos membros da rede.

O canal History Channel disponibiliza vídeos com discursos de grandes líderes mundiais e documentários sobre os acontecimentos mais importantes de todos os tempos. Diariamente é publicado um vídeo relacionado ao fato mais marcante daquele dia do mês em anos anteriores.

Para completar, publicações como a revista Aventuras na História trazem uma visão crítica e atualizada de alguns dos temas mais cobrados nos vestibulares do país. Confira o guia sobre as cruzadas, uma matéria sobre o Brasil Imperial ou ainda a que conta tudo sobre a Grécia Antiga.


GEOGRAFIA

Na internet, fica muito mais interessante estudar a disciplina que investiga o espaço terrestre e as interações humanas com o planeta. Além dos mapas do Google, que fazem o internauta caminhar por terrenos desconhecidos, há uma série de sites com informações atualizadas sobre qualquer território ou população.

Se você precisa de dados atualizados sobre qualquer país (população, território, língua nacional), a dica é acessar o site da CIA, The World Factbook. A agência de inteligência americana mantém, em inglês, um guia completo e atualizado de todos os países do mundo. Lá você descobre, por exemplo, que a área total da China é de mais de 9 milhões de quilômetros quadrados e que o país com a maior taxa de mortalidade do mundo é a Suazilândia, na África: mais de 30 a cada mil habitantes, anualmente.

Para informações sobre o Brasil, o site do IBGE é um oráculo. Na área “IBGE Teen”, há pesquisas e informações estatísticas em textos e gráficos simplificados. Dados sobre economia, população e sociedade brasileira, território e recursos naturais são atualizados on-line a cada nova pesquisa.

Já a Biblioteca Digital Mundial, lançada pela UNESCO no início desse ano, traz mapas e artigos gratuitos sobre vários países em diversas línguas
FILOSOFIA

A disciplina que estuda correntes de pensamento e instiga o amor à sabedoria passou a ser obrigatória para o Ensino Médio a partir de 2007. Na web, dá para estudar as mais diversas escolas em textos simples e discutir pensamentos clássicos com uma pegada bem atual.

Para descolar artigos, resumos, resenhas de livros e biografias de filósofos e pensadores antigos e contemporâneos, uma boa dica é o site Consciência. Entre uma teoria filosófica e outra, há também um fórum bem movimentado com discussões que vão de política aos rumos da religião.

Você sabe o que é epicurismo? A revista Superinteressante publicou um dicionário de filosofia que pode ajudar a entender de termos básicos como dialética a outros um pouco mais complicados, como os fundamentos da escola surgida dos ensinamentos de Epicuro (340-270 a.C.), para quem o ideal do bem é viver sem medo e sem dor, aproveitando o dia de hoje.

Quer entender o que é filosofia escolástica? O site da revista Mundo Estranho também tem resposta para essa e outras perguntas filosóficas.

Para quem lê bem em inglês, vale a pena acompanhar as ideias que os melhores cientistas e pensadores do mundo discutem no site da fundação americana Edge.


Fonte: https://guiadoestudante.abril.com.br
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagem