quarta-feira, 31 de julho de 2013

Colégio Militar de Fortaleza - Garanta sua vaga!





Esse concurso é indicado aos alunos que cursarão, em 2014, o 6ºAno do Fundamental II ou o 1ºAno do Ensino Médio.

Para maiores informações, leia o último Manual do Candidato: 

A data das inscrições deste ano será divulgada no site do Colégio:
                                                       


Seguem as últimas provas (2012).


Para quem vai cursar o 6ºAno em 2014:

Português: http://www.slideshare.net/saileoten2012/prova-de-portugus-colgio-militar-de-fortaleza-2012-6ano

Matemática: http://www.slideshare.net/saileoten2012/prova-de-matemtica-colgio-militar-2012-6ano

Gabarito de Português: http://www.slideshare.net/saileoten2012/gabarito-prova-colgio-militar-2012-portugus-6ano

Gabarito de Matemática: http://www.slideshare.net/saileoten2012/gabarito-prova-colgio-militar-2012-matemtica-6ano

Para quem vai cursar o 1ºAno (Médio) em 2014:

Português: http://www.slideshare.net/saileoten2012/prova-de-portugus-colgio-militar-de-fortaleza-2012-9ano

Matemática: http://www.slideshare.net/saileoten2012/prova-de-matemtica-colgio-militar-2012-9ano

Gabarito de Português: http://www.slideshare.net/saileoten2012/gabarito-prova-colgio-militar-2012-portugus-9ano

Gabarito de Matemática: http://www.slideshare.net/saileoten2012/gabarito-prova-colgio-militar-2012-matemtica-9ano




terça-feira, 30 de julho de 2013

Informações IFCE!



Você pretende concorrer a uma vaga no IFCE? Se a resposta for "sim", certamente as informações* a seguir são importantíssimas.

No IFCE, há cursos para quem concluiu o 9º Ano do Fundamental e para quem está cursando ou já concluiu o Ensino Médio. Vejamos.

Sobre o IFCE

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) tem hoje 23 unidades, distribuídas em todas as regiões do Estado, sendo 12 campi convencionais, localizados nos municípios de Acaraú, Canindé, Cedro, Crateús, Crato, Fortaleza, Iguatu, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Quixadá e Sobral, e 11 campi avançados, nas cidades de Aracati, Baturité, Camocim, Caucaia, Jaguaribe, Morada Nova, Tabuleiro do Norte, Tauá, Tianguá, Ubajara, Umirim.

Formas de Ingresso

A forma de ingresso de alunos para os cursos técnicos, tanto na modalidade presencial como a distância, é por meio dos exames de seleção. Os cursos técnicos são ofertados nas modalidades subsequente, concomitante e integrado, além da modalidade EJA (ensino de jovens e adultos).
Para os cursos superiores, a seleção se dá pelo Sistema Único de Seleção (Sisu). Excepcionalmente, para as licenciaturas em Artes Visuais e em Teatro, se dá por meio do vestibular tradicional, com a aplicação do Teste de Habilidade Específica (THE). O vestibular também é adotado para os cursos superiores ofertados na modalidade a distância.
Já para o ingresso de alunos transferidos e de graduados, o IFCE realiza processos seletivos periodicamente, de acordo com a demanda de cada campus. Para tanto, a instituição faz a divulgação por meio de editais publicados no sítio eletrônico, podendo utilizar-se de veiculação ampla em veículos de comunicação locais e regionais.
Para o ingresso de alunos no programa Mulheres Mil, que atende a comunidade com cursos de qualificação profissional, as inscrições são gratuitas, devendo o candidato ter, no mínimo, 18 anos e ensino fundamental concluído ou estar cursando o 9º ano.
Quanto ao ingresso no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), o candidato deve estar matriculado no ensino médio e participar da seleção por meio de inscrições. Para os cursos Formação Inicial e Continuada (FIC) o candidato deverá ser beneficiário de algum programa social do governo e estar entre 18 e 59 anos. O IFCE divulga previamente a abertura dessas seleções por meio do portal e de outras mídias disponíveis.

Explicando melhor as modalidades do Ensino Técnico:

O IFCE oferece cursos técnicos em três modalidades: Integrado, subsequente e concomitante.


  • Integrado: nessa modalidade, o aluno faz ensino médio e curso de formação profissional juntos, no IFCE.


Exemplo de situação: João está concluindo o 9º Ano agora, em 2013, e quer estudar a partir de 2014 no IFCE, pretende cursar o Ensino Médio e fazer um curso de formação profissional juntos, no IFCE.


  • Subsequente: nessa modalidade, o aluno só poderá fazer o curso profissional após concluir o Ensino Médio em outra escola.


Exemplo de situação: Maria concluiu o Ensino Médio em outra escola e agora quer fazer um curso profissional técnico no IFCE.


  • Concomitante: nessa, o aluno fará apenas o curso profissional no IFCE, ao mesmo tempo que cursa o Ensino Médio fora do IFCE. Essa modalidade é aconselhável para quem está cursando o Ensino Médio e que tenha concluído pelo menos o 1º Ano até o dia da matrícula no IFCE.


Exemplo de situação: Pedro não quis entrar no IFCE na época em que terminou o 9º Ano; no final do 1º Ano (ele estando aprovado), resolve concorrer a uma vaga no IFCE. Isso poderia também ocorrer se ele estivesse cursando o 2º ou o 3º do Ensino Médio. Detalhe: caso ele seja aprovado na seleção do IFCE, ele deverá continuar o Ensino Médio fora do IFCE, ou seja, fará no IFCE somente o curso profissional.

Além dessas, existe a EJA. Detalhes no site do IFCE.

Veja aqui os cursos oferecidos em cada modalidade, observe se o curso é oferecido no seu município. Na lista, estão incluídos os cursos superiores: http://www.ifce.edu.br/cursos-ofertados-6/todos-os-curso.html#tecnicos


Para quem está concluindo o 9ºAno (Ensino Fundamental), qual deve ser a escolha?

É aconselhável concorrer a uma vaga no Ensino Técnico Integrado, pois a partir dele você cursará o Ensino Médio e, ao mesmo tempo, fará um curso de formação profissional, cursará OS DOIS NO IFCE. Como o nome diz, o curso integra Ensino Médio e Educação Profissional.

Início das Inscrições:  16.09.2013


Como incentivo, estão aqui as provas anteriores do Integrado (Campus Fortaleza):

Provas do Integrado com gabarito (de 2008 a 2012): http://www.slideshare.net/blogsaileoten/provas-anteriores-ifce-integrado

Prova do Integrado de 2013: http://www.slideshare.net/blogsaileoten/integrado-2013-1-conhecimentos-gerais-e-redao

Gabarito da Prova do Integrado 2013: http://www.slideshare.net/blogsaileoten/gabarito-ensino-integrado-2013-1


*As informações dadas aqui estão baseadas em informações constantes no site do IFCE: http://www.fortaleza.ifce.edu.br/

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Mensagem