domingo, 30 de setembro de 2012

Orações coordenadas x subordinadas


Estudar orações subordinadas e coordenadas envolve outra questão, o estudo da relação sintática entre os termos da oração, pois as coordenadas são independentes sintaticamente, enquanto as subordinadas são dependentes sintaticamente.
Estudar a relação sintática entre as palavras significa dizer qual função uma palavra exerce na oração:
A rua está deserta.
O termo “rua”, que é núcleo do sujeito, está determinado por “a”(adjunto adnominal); “está deserta” é predicado, “está” é verbo de ligação e “deserta” é predicativo do sujeito. Há uma relação sintática entre os termos: sem “está deserta”, “a rua” não será sujeito.
Se mudarmos a ordem dos termos, a relação continuará existindo:
Deserta a rua está.
Ou
Está deserta a rua.
Mudamos a ordem, não “quebramos” a oração (sua mensagem), o relacionamento entre os termos permite refazermos a ligação, há, nesse caso,  uma relação íntima entre os termos.
Já na situação abaixo, não temos relação sintática entre os termos:
Carro rua tempo lugar.
Da mesma forma que analisamos as funções dos termos da oração “A rua está deserta”, vamos analisar se as orações estabelecem uma relação sintática com as outras, dentro do período composto (aquele que tem mais de uma oração – mais de um verbo).
As relações sintáticas entre os termos das orações podem ser as seguintes:

Sujeito
Predicado
Adjunto adnominal
Adjunto adverbial
Aposto
*Vocativo
Complementos verbais (objeto direto ou indireto)
Complemento nominal
Agente da passiva

Se uma oração exercer um dos papéis desempenhados pelo substantivo na oração, chamaremos essa oração de subordinada substantiva; subordinada porque exerce função sintática e substantiva porque exerce uma das funções do substantivo na oração.
E quais das funções da lista acima são desempenhadas pelo substantivo?
São as seguintes: sujeito, predicativo, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, agente da passiva, aposto e vocativo. 
Além das substantivas, existem as subordinadas adjetivas (que desempenham o papel do adjetivo – adjunto adnominal) e as subordinadas adverbiais (que desempenham o papel do advérbio – adjunto adverbial). 

Colocação pronominal



Teste seu conhecimento com essas questões:

Responda ao seguinte exercício:

IMPORTANTE! 
Para melhor compreensão do conteúdo, estude antes os PRONOMES OBLÍQUOS. 

Mensagem