sábado, 14 de abril de 2012

Introdução às orações Coordenadas e Subordinadas



Agora classifique os períodos abaixo (em composto por coordenação ou por subordinação):


a) Fizeram a seguinte advertência: que o trabalho fosse secreto.
b) Estive na festa, mas voltei logo.
c) A boa notícia do dia seria que descobrissem a cura da AIDS.
d) Alguém lhe perguntou se estava triste.
e) Ninguém soube se morrera de desgosto.
f) O aluno conseguiu nota dez e o professor deu-lhe parabéns.
g) Queríamos saber onde estava o proprietário do veículo.
h) Foi permitido que se estacionasse na calçada.
i) Seria conveniente que a empresa contivesse os gastos.
j) Ou brinca, ou estuda. 
k) Fiquei muito cansada, contudo me diverti bastante.
l) Compreende-se que o ponto da lição era difícil.
m) Estou convencido de que ninguém mais verá esse convite.
n) É obrigatório que se ande de camisa aqui dentro.
o) Quando a notícia saiu, todos ficaram aterrorizados.
p) É uma pena que não existisse transmissão direta de tevê naquela época.
q) Tenho dúvidas, logo falarei sobre as mesmas na aula.
r) Lembre-se de que todos somos pó.
s) Quando uma mulher não te ama cada dia mais, podes ficar certo de que ela te ama cada dia menos.




Gabarito:

C: por coordenação     S: por subordinação
a) S     b) C   c) S   d) S    e) S    f) C    g) S    h) S    i) S    j) C    k) C   l) S   m) S    n) S   o)S   p) S    q)C     r) S    s) S

  Bom estudo!

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Estudo de Literatura Brasileira


 Introdução 
Conceito de Literatura

 
 



Literatura de Informação




Barroco


 

segunda-feira, 9 de abril de 2012

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Coerência e Coesão textuais


A Coerência 

 
  
Texto sem coerência:
No Brasil, país pobre, não há nenhum sinal de pobreza.

A Coesão
 
 

 Texto sem coesão:
 Venceu os problemas,o ritmo da correria era o mesmo; o Governo tomou decisões importantes.


Analisando em textos


*Segue a letra dessa música 

O Pulso (Titãs)

O pulso ainda pulsa
O pulso ainda pulsa...
Peste bubônica
Câncer, pneumonia
Raiva, rubéola
Tuberculose e anemia
Rancor, cisticercose
Caxumba, difteria
Encefalite, faringite
Gripe e leucemia...
E o pulso ainda pulsa
E o pulso ainda pulsa
Hepatite, escarlatina
Estupidez, paralisia
Toxoplasmose, sarampo
Esquizofrenia
Úlcera, trombose
Coqueluche, hipocondria
Sífilis, ciúmes
Asma, cleptomania...
E o corpo ainda é pouco
E o corpo ainda é pouco
Assim...
Reumatismo, raquitismo
Cistite, disritmia
Hérnia, pediculose
Tétano, hipocrisia
Brucelose, febre tifóide
Arteriosclerose, miopia
Catapora, culpa, cárie
Cãibra, lepra, afasia...
O pulso ainda pulsa
E o corpo ainda é pouco
Ainda pulsa
Ainda é pouco
Pulso
Pulso
Pulso
Pulso
Assim...



Observe que a letra contém muitas palavras "jogadas", sem termos que façam coesão (ligação) entre elas, mas, por entendermos que todas essas palavras fazem referência a alguns dos males que atingem o ser humano, acabamos atribuindo um sentido ao texto. Percebemos, assim, que um texto pode até dispensar a coesão, mas jamais a coerência; deixaria o mesmo sem sentido, afetando a compreensão e quebrando o conceito de texto.

Veja mais um exemplo:

     A Pesca (Affonso Romano de Sant'Anna)

O anil
o anzol
o azul

o silêncio
o tempo
o peixe

a agulha
vertical
mergulha

a água
a linha
a espuma

o tempo
o peixe
o silêncio

a garganta
a âncora
o peixe

a boca
o arranco
o rasgão

aberta a água
aberta a chaga
aberto o anzol

aquelíneo
agil-claro
estabanado

o peixe
a areia
o sol

 

Nesse texto, faltam termos que liguem "as palavras"; pela sequência, acabamos juntando as palavras e estabelecendo uma coerência entre elas, fazendo com que esse amontoado de palavras tenham um sentido. Temos, enfim, um texto.

Anote suas dúvidas/perguntas e compartilhe-as com o professor!
Dúvida zero, aluno nota 10!

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