segunda-feira, 30 de maio de 2011

Redação do Enem

Estar por dentro de atualidades ajuda na redação do Enem, afirmam especialistas.


Saber o que está acontecendo no mundo pode ajudar na hora de fazer a redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009. "Da minha experiência nas provas do Enem, percebo que todas as redações do exame sempre têm foco em atualidades", diz a professora de português do Colégio Vértice, Liliana Castanho.
Para quem está apreensivo com o Enem, vai uma boa notícia: nada se altera na redação, diferentemente da parte objetiva do exame, que teve o número e o conteúdo das questões ampliados. "O modelo da redação será igualzinho ao dos anos anteriores. Não mudaram os critérios", afirma Heliton Ribeiro Tavares, diretor de Avaliação da Educação Básica do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira), órgão responsável por toda a logística e aplicação da prova.


O que deve ter uma boa redação?

A redação, segundo a professora Liliana, deve seguir, primeiramente, a estrutura do texto dissertativo, com a tese, a defesa da tese e a conclusão: "Escrever dessa maneira já é meio caminho andado. O que os examinadores querem ver é se o estudante consegue colocar suas ideias no papel, com argumentos sólidos, e sem fugir do tema".


Uma bom início para uma redação de sucesso, segundo a professora, está no rascunho do texto. "É muito importante o rascunho, porque nele você tem a liberdade para ler mais uma vez, mudar. Não basta só elencar os argumentos em itens e escrever. É preciso fazer o esboço do texto e só depois escrever a caneta", diz.

Como se preparar?

Para se preparar para a redação, Liliana dá a seguinte dica: "O estudante tem que ter leitura; se ele não tem, não consegue redigir, porque não terá argumentos", diz. "A leitura de ensaístas que tratem de temas como educação, saúde, política, conflitos religiosos e raça, por exemplo, pode ajudar a formar bons argumentos na hora de fazer o texto".

"Prestar bastante atenção nas matérias de história, geografia, filosofia e biologia também ajuda o aluno do ensino médio a ter repertório para a redação; assim, ele pode 'fazer a ponte' entre o que é ensinado e o que é pedido no Enem", diz.

Outra dica da professora é treinar a escrita, tentando elaborar textos a partir de propostas anteriores do Enem ou dos grandes vestibulares: "Em casa, o estudante pode pegar os temas que já foram cobrados, procurar textos relacionados, construir seus argumentos e escrever. Se ele tiver boa vontade, há muito material disponível nas universidades, na internet".

Dois meses antes da prova

Repertório também é palavra-chave para um bom texto na opinião do coordenador de gramática, texto e redação do curso Anglo, Francisco Platão Savioli, junto com o domínio da língua portuguesa: "O conhecimento do código exige aprendizado de longo prazo. Mas para o repertório, quanto mais antenado o candidato estiver, tanto mais 'bala na agulha' para argumentar ele vai ter".

Se você está por fora dos assuntos atuais há uma orientação: "Durante os próximos dois meses antes da prova, é bom dar uma lida nos jornais. Também vale acompanhar os programas de televisão mais analíticos", diz o professor. Na opinião de Savioli, o importante ao ler as notícias é estimular o poder de crítica - questionando os argumentos dos entrevistadores e dos textos.

Temas da redação do Enem

De acordo com Savioli, tentar adivinhar os temas cobrados na dissertação do Enem não ajuda em nada. "O conhecimento prévio do tema pode levar professores a prepararem todos os alunos da mesma maneira. Isso é fatal para a redação, pois ela é feita para avaliar a capacidade de construir um texto próprio e de ter uma reflexão personalizada", diz.

Por sua experiência com vestibulares e com o Enem, Savioli divide os temas de dissertação em três grandes áreas:




  • assuntos que tratam do indivíduo e temas filosóficos - por exemplo, realização profissional, felicidade, amor, paixão, depressão, estresse;





  • a relação do indivíduo com a sociedade - por exemplo, política, solidariedade, relações de poder, cotas, preconceito racial;





  • a relação do indivíduo com o universo biofísico - por exemplo, poluição ambiental, utilização de recursos não-renováveis, preservação do meio ambiente.





  • Fonte: http://vestibular.uol.com.br/ultnot/2009/07/21/ult798u24997.jhtm

    sábado, 14 de maio de 2011

    VIDEODEBATE - Comercial retrata preconceito contra a mulher brasileira

    Redação nota 10

    Exercícios sobre orações subordinadas - 9º ano

    01) ESPCEX - No período: “... no fundo eu não estava triste com a viagem de meu pai, era a primeira vez que ele ia ficar longe de nós por algum tempo ...”, a oração sublinhada é:

    a) subordinada substantiva predicativa;
    b) subordinada adjetiva restritiva;
    c) subordinada adverbial de lugar;
    d) subordinada substantiva subjetiva.

    02) ESFAO - Somando os números correspondentes às orações corretas quanto à classificação das mesmas, você encontrará a resposta da questão.

    “Garantiram-me que, depois de preenchido o formulário, que me enviaram pelo correio na segundafeira sem falta e pagar a minha taxa de inscrição, eu seria atendido em menos de quarenta e oito horas.” (F. Sabino)

    (02) 1º oração: principal;
    (08) 2º oração: subordinada substantiva objetiva direta;
    (14) 3º oração: subordinada substantiva objetiva direta;
    (20) 4º oração: subordinada adjetiva restritiva;
    (26) 5º oração: coordenada sindética aditiva em relação à 3º e subordinada adverbial temporal em relação à 1ª.

    a) 24
    b) 36
    c) 48
    d) 56
    e) 70

    03) AFA - Em que alternativa, a oração subordinada não é da mesma natureza da que existe em “Quero que vocês escrevam uma composição”?

    a) “E anunciou que não nos faria cantar.”
    b) “Esperava um irmão que vinha buscá-la.”
    c) “Vamos fazer de conta que estamos na aula de Português.”
    d) “Circulava a história de que ela dormia no sótão do colégio.”

    04) EFOMM - Assinale o par de orações grifadas cuja classificação está trocada:

    a) Vi onde ela estuda. (subordinada substantiva objetiva direta)
    É sabido onde ela estuda. (subordinada substantiva subjetiva)

    b) Não chores, porque amanhã será um novo dia. (coordenada sindética explicativa)
    Não chores porque erraste o problema. (subordinada adverbial causal)

    c) Descobriu-se por quem o carro foi consertado. (subordinada adjetiva restritiva)
    Descobriu-se a pessoa por quem o carro foi consertado. (subordinada substantiva subjetiva)

    d) “Quando você foi embora, Fez-se noite em meu viver (...)” (subordinada adverbial temporal)
    Perguntei ao professor quando faríamos a prova. (subordinada substantiva objetiva direta)

    e) “Estêvão ficou ainda algum tempo encostado à cerca na esperança de que ela olhasse (...)”
    (subordinada substantiva completiva nominal)

    “A ambição e o egoísmo se opõem a que a paz reine sobre a Terra.” (subordinada substantiva objetiva indireta)

    05) Colégio Naval

    Vamos até a Matriz de Antônio Dias
    onde repousa, pó sem esperança, pó sem lembrança, o Aleijadinho.

    Vamos subindo em procissão a lenta ladeira.
    Padres e anjos, santos e bispos nos acompanham
    e tornam mais rica, tornam mais grave a romaria de assombração.
    Mas já não há fantasmas no dia claro,
    tudo é tão simples,
    tudo tão nu,
    as cores e cheiros do presente são tão fortes e tão urgentes
    que nem se percebem catingas e rouges, boduns e ouros do século 18.
    (O vôo sobre as igrejas, Carlos Drumond de Andrade)

    O “que” do verso 10 apresenta o valor semântico de:

    a) explicação;
    b) condição;
    c) conformidade;
    d) conseqüência;
    e) lugar.

    06) Colégio Naval - No trecho: “Todos diziam que ela era orgulhosa, mas afinal descobri que não”, a última oração se classifica como:

    a) coordenada sindética adversativa;
    b) principal;
    c) subordinada substantiva objetiva direta;
    d) subordinada adverbial comparativa;
    e) subordinada substantiva subjetiva.

    07) AFA

    Se o penhor dessa igualdade
    Conseguimos conquistar com braço forte,
    Em teu seio, ó Liberdade,
    Desafia o nosso peito a própria morte!
    - Mas, se ergues da justiça a clava forte,
    Verás que um filho teu não foge à luta,
    Nem teme, quem te adora, a própria morte,

    As orações “Desafia o nosso peito a própria morte”, “que um filho teu não foge à luta” e “quem te adora” classificam-se, respectivamente, como:

    a) principal, subordinada substantiva subjetiva, subordinada adjetiva restritiva;
    b) principal, subordinada adverbial temporal, subordinada substantiva objetiva direta;
    c) principal, subordinada substantiva objetiva direta, subordinada substantiva subjetiva;
    d) coordenada assindética, subordinada substantiva objetiva direta, subordinada substantiva
    apositiva.

    08) EPCAR - Marque a alternativa que contém oração subordinada substantiva completiva nominal.
    a) “Como fazem os pelintras de hoje para não molhar os pés nos dias de chuva?”
    b) “Veio-me a desagradável impressão de que todo mundo reparava nas minhas galochas.”
    c) “Um dia as galochas me serão úteis, quando eu for suficientemente velho para merecê-las.”
    d) “No restaurante, onde entrei arrastando os cascos como um dromedário, resolvime ver livre das galochas.”
    e) “No centro da cidade um sol radioso varava as nuvens e caía sobre a rua, enchendo tudo de luz, fazendo evaporar as últimas poças de água que ainda pudessem justificar minhas galochas.”

    09) EFOMM - Assinale o único exemplo em que não ocorre oração subordinada substantiva subjetiva:

    a) “Cansativo que seja, urge atravessarmos o campo que banha o Rio Negro antes de anoitecer.”
    b) “Todo escritor que surge reage contra os mais velhos, mesmo que o não perceba, e ainda que os admire.”
    c) “Dormiram naquilo, tinham-se acostumado, mas seria mais agradável dormirem numa cama de lastro de couro.”
    d) “É preciso que o pecador reconheça ao menos isto: que a Moral católica está certa e é
    irrepreensível.”
    e) “Sobre a multiplicidade informe e confusa dos bens da matéria é mister que paire a força
    ordenadora do espírito.”

    10) Colégio Naval - Somos uma pequena parte do elo, o miolo de envoltórios descomunais que
    desconhecemos, arrogantes embora, na suposição de que é conosco que Deus se preocupa.
    A última oração do texto deve ser classificada como subordinada:

    a) adverbial concessiva;
    b) substantiva completiva nominal;
    c) adjetiva restritiva;
    d) substantiva predicativa;
    e) substantiva subjetiva.

    11) ESFAO - Em “Dentro dela se abrigava a multidão de bárbaros e de estranhos ali recebidos com brandura e carinho” e “Tudo o que era natureza tinha o aspecto sinistro, trágico, desolador (...)”, temos, respectivamente:

    a) uma oração com sujeito simples; / duas orações com sujeito representado por pronomes
    (respectivamente, demonstrativo e relativo);
    b) duas orações, uma com sujeito claro, outra, oculto; / duas orações, tendo a primeira o sujeito
    simples representado por pronome relativo, a segunda, por um substantivo;
    c) uma oração com sujeito composto cujos núcleos são bárbaros e estranhos; / duas orações,
    estando a subordinada com sujeito oculto;
    d) uma oração com sujeito simples; / uma oração com sujeito representado por pronome indefinido;
    e) uma oração com sujeito pronominal; / uma oração com sujeito oracional.

    12) EFOMM - “Não sei de onde te conheço.” A classificação correta da oração grifada está na opção:

    a) substantiva predicativa;
    b) adjetiva restritiva;
    c) substantiva subjetiva;
    d) substantiva objetiva indireta;
    e) substantiva objetiva direta.

    13) EPCAR

    Quando uma nuvem nômade destila
    gotas, roçando a crista azul da serra,
    umas brincam na relva, outras tranqüilas,
    serenamente entranham-se na terra.

    E a gente fala da gotinha que erra
    de folha em folha e, trêmula, cintila,
    mas nem se lembra da que o solo encerra,
    de que ficou no coração da argila!

    Quanta gente, que zomba do desgosto
    mudo, da angústia que não molha o rosto
    e que não tomba, em gotas, pelo chão
    havia de chorar, se adivinhasse
    que há lágrimas que correm pela face
    e outras que rolam pelo coração!

    (Guilherme de Almeida)

    Entre as alternativas abaixo, a única correta é:

    a) não há oração adverbial no texto em apreço;
    b) há menos de quatro orações adjetivas no soneto;
    c) há oração substantiva sem sujeito;
    d) na oração “que há lágrimas”, o que não é integrante;
    e) não há pronome demonstrativo no referido texto.

    14) CESGRANRIO - “Hoje, a dependência operacional está reduzida, uma vez que o Brasil adquiriu auto-suficiência na produção de bens como papel-imprensa (...)” A oração grifada no período acima tem valor:

    a) condicional;
    b) conclusivo;
    c) concessivo;
    d) conformativo;
    e) causal.

    15) Colégio Naval

    “No entanto parece que os freqüentadores deste cinema
    Estão perfeitamente deslembrados de que terão de morrer
    - Porque em toda sala escura há um grande ritmo de esquecimento e equilíbrio.”

    A última oração do poema tem valor:

    a) subordinativo, revelando uma idéia de causa;
    b) coordenativo, traduzindo uma idéia de explicação;
    c) subordinativo, denotando conclusão;
    d) coordenativo, traduzindo uma idéia de tempo;
    e) subordinativo, revelando uma idéia de conseqüência.

    16) UNIRIO - Assinale o item em que há uma oração adjetiva.

    a) Perdão, por Deus, perdão - respondeu o pombo.
    b) A pombinha, que era branca sem exagero, arrulhava, humilhada e ofendida com o atraso.
    c) Perdeste a noção do tempo?
    d) A tarde era tão bonita que eu tinha de vir andando.
    e) O pombo caminhava pelo beiral mais alto, do outro lado. Um pouco além, gritavam as gaivotas.

    17) Colégio Naval

    Nada sei, afinal, da tua aparência no tempo, a não ser o que me contavam em casa, desde menino: que eras ruivo como eu, que vieste em vinte e quatro, com os primeiros colonos, e abandonaste logo a tua pobre lavoura, encravada nos matos de Sapucaia, para alistar-te entre os Farroupilhas.

    Pudesse eu, armado de vidência, acompanhar-te o passo, Maria Klinger; ver claramente vistas as tuas andanças de colona; como venceste as veredas e picadas; como tomaste o caminho que ia dar nos arredores da cidade; como paraste, cansada, à sombra das árvores, ou foste pedir, na tua língua de trapos, um pouco de água para a tua sede (...)

    Assinale o único item que não apresenta uma oração subordinada substantiva objetiva direta.

    a) “(...) a não ser o que me contavam em casa (...)”
    b) “(...) que eras ruivo como eu.”
    c) “(...) e abandonaste logo a tua pobre lavoura (...)”
    d) “(...) como venceste as veredas e picadas (...)”
    e) “(...) ou foste pedir (...) um pouco de água para a tua sede”

    18) PUC - “É preciso (I) levar tudo isso em conta (II) quando se analisa o (III) que está ocorrendo em nossos dias.” A classificação das orações subordinadas sublinhadas é, respectivamente:

    a) adjetiva (I), adverbial (II), substantiva (III);
    b) substantiva (I), adjetiva (II), substantiva (III);
    c) adverbial (I), substantiva (II), adjetiva (III);
    d) substantiva (I), adverbial (II), adjetiva (III);
    e) adverbial (I), adverbial (II), substantiva (III).

    19) ESPCEX - Marque a alternativa que indica a correta classificação das orações sublinhadas, segundo a ordem em que estas aparecem nas frases abaixo:

    1) Robertinho, com ser inteligente, não foi aprovado no concurso.
    2) Não é permitido transitar por esta rua.
    3) Chocou-nos o seu modo áspero de falar, embora não tivesse o propósito de ofender a pessoa alguma.

    a) subordinada substantiva apositiva, subordinada substantiva completiva nominal, subordinada adjetiva;
    b) subordinada adverbial conformativa, subordinada substantiva predicativa, subordinada
    completiva nominal;
    c) subordinada adverbial concessiva, subordinada substantiva subjetiva, subordinada substantiva completiva nominal;
    d) subordinada substantiva apositiva, subordinada substantiva subjetiva, subordinada adjetiva.
    Resposta: __________

    20) Colégio Naval - No período: “Quando o rei Herodes mandou decapitar crianças, eu o levei na fuga para o Egito”, as orações classificam-se, respectivamente:

    a) subordinada adverbial temporal / subordinada substantiva objetiva direta / principal;
    b) subordinada adverbial temporal / principal;
    c) principal / substantiva objetiva direta / coordenada assindética;
    d) coordenada sindética conclusiva / coordenada assindética;
    e) subordinada adverbial proporcional / principal.

    21) UNIRIO - Em “Entende-se bem que D. Tonica observasse a contemplação dos dois”. à oração principal segue-se uma oração subordinada:

    a) substantiva subjetiva;
    b) substantiva objetiva direta;
    c) adjetiva restritiva;
    d) adverbial causal;
    e) adverbial concessiva.

    22) ESFAO - Que oração subordinada substantiva em destaque é completiva nominal:

    1) desejo que um dia me restitua uma parte de sua estima.
    2) habituei-me a considerar a riqueza primeira força.
    3) pensando que os poderia refazer mais tarde.
    4) e os exemplos ensinavam-me que o casamento era meio legítimo.
    5) o casamento era meio legítimo de adquiri-la.

    23) EFOMM - Marque a classificação correta das orações destacadas no período: “Ao analisar o desempenho da economia brasileira, os empresários afirmaram que a produção e o lucro eram bastante razoáveis.”

    a) subordinada adverbial temporal - subordinada substantiva objetiva direta;
    b) principal - subordinada substantiva completiva nominal;
    c) subordinada adverbial temporal - subordinada adjetiva restritiva;
    d) principal - subordinada adverbial final;
    e) subordinada adverbial condicional - subordinada substantiva subjetiva.

    24) Colégio Naval - Marque a alternativa em que a oração destacada não se encontra corretamente classificada.

    a) “Parece que eu não acreditava na história” - oração subordinada substantiva subjetiva;
    b) “(...) torcíamos para ele subir mais” - oração subordinada adverbial final;
    c) “Lembro-me (...) desse jardim que não existe mais.” - oração subordinada adjetiva restritiva;
    d) “Lá fora, uma galinha cacareja, como antigamente.” - oração subordinada adverbial
    comparativa;
    e) “Diziam que São Pedro estava arrastando os móveis” - oração subordinada substantiva subjetiva.

    25) UNIRIO - No período “Ah, arrulhou de repente a pomba, quando distinguiu, indignada, o pombo que chegava (...)”, as duas orações subordinadas são respectivamente:

    a) adjetiva e adverbial temporal;
    b) substantiva predicativa e adjetiva;
    c) adverbial temporal e adverbial temporal;
    d) adverbial temporal e adverbial consecutiva;
    e) adverbial temporal e adjetiva.

    26) EFOMM - Assinale a opção em que uma oração subordinada destoa das demais:

    a) Nunca souberam como ele morreu.
    b) É proibido falar ao motorista.
    c) Diz-se que amor com amor se paga.
    d) Nunca se sabe quando ele fala sério.
    e) Importa apenas que os dois se respeitem.

    27) UFRRJ - “Tal era a fúria dos ventos, que as copas das árvores beijavam o chão.” Neste período, a oração subordinada é adverbial:

    a) concessiva;
    b) condicional;
    c) consecutiva;
    d) proporcional;
    e) final.

    28) EFOMM - “Depois que o velho morresse, não teria mais graça saltar o muro para roubar fruta na sua horta.” As duas últimas orações do período são, respectivamente:

    a) subordinada substantiva subjetiva / subordinada substantiva completiva nominal;
    b) subordinada substantiva objetiva direta / subordinada adverbial final;
    c) subordinada substantiva objetiva indireta / subordinada substantiva completiva nominal;
    d) subordinada substantiva subjetiva / subordinada adverbial final;
    e) subordinada substantiva predicativa / subordinada completiva nominal.

    29) CESGRANRIO - Assinale a classificação correta da oração sublinhada:

    “Caíra no fim do pátio, debaixo de um juazeiro, depois tomara conta da casa deserta.”

    a) subordinada adverbial temporal;
    b) subordinada adverbial proporcional;
    c) subordinada adverbial consecutiva;
    d) coordenada sindética conclusiva;
    e) coordenada assindética.

    30) Colégio Naval - No período: “E era uma tal multidão de astros a tremeluzir que, juro, às vezes, tinha a impressão de ouvir o burburinho infantil de suas vozes.”, o vocábulo sublinhado introduz uma oração:

    a) subordinada adjetiva explicativa;
    b) subordinada adverbial causal;
    c) subordinada substantiva objetiva direta;
    d) subordinada adverbial consecutiva;
    e) subordinada adverbial concessiva.

    31) PUC - “quando eu quiser sei onde achá-lo”. As orações sublinhadas são classificadas, respectivamente, como:
    I
    a) adverbial / adjetiva;
    b) adverbial / adverbial;
    c) adverbial / substantiva;
    d) adjetiva / substantiva;
    e) principal / adverbial.

    32) EFOMM - Todas as orações estão analisadas corretamente, exceto:

    a) Sem que me ajudasses, nada poderia fazer. (sub. adverbial condicional)
    b) Os empregados estavam esgotados de modo que se retiraram imediatamente.
    (sub. adv.consecutiva)
    c) Admira-me que não tenhas podido chegar a tempo. (sub. substantiva subjetiva)
    d) “Plante, que o João garante.” (coordenada sindética explicativa)
    e) Fazia um calor de fritar ovos no chão. (sub. substantiva completiva nominal)

    33) ESFAO - Marque a opção correta:

    Comparando-se as duas falas de Esopo:

    1º “Com a língua se ensina, se persuade ... se afirma.”
    2º “É a língua que mente, que esconde ... que corrompe.”

    Verifica-se na estruturação a seguinte característica:

    a) apenas períodos compostos por subordinação;
    b) na primeira, um período composto por coordenação; na segunda, um período composto por
    subordinação;
    c) orações sem sujeitos, pois todos os verbos são impessoais;
    d) identidade sintática, mas oposição semântica;
    e) semelhança semântica, sintática e morfológica.

    34) Colégio Naval

    “Sai, afastando-me dos grupos, e fingido ler os epitáfios. E, aliás, gosto dos epitáfios; eles são, entre a gente civilizada, uma expressão daquele pio e secreto egoísmo que induz o homem a arrancar à morte um farrapo ao menos da sombra que passou. Daí vem, talvez, a tristeza inconsolável dos que sabem os seus mortos na vala comum; parece-lhes que a podridão anônima os alcança a eles mesmos.”
    (Quincas Borba - M. de Assis)

    “(...) que a podridão anônima os alcança a eles mesmos.”uma oração:

    a) adjetiva restritiva;
    b) adjetiva explicativa;
    c) adverbial condicional;
    d) substantiva subjetiva;
    e) substantiva objetiva direta.

    35) UNIRIO - “(...) fi-la construir de propósito, levado de um desejo tão particular que me vexa imprimi-lo, mas vá lá.” O vocábulo sublinhado introduz oração que denota:

    a) tempo;
    b) causa;
    c) condição;
    d) comparação;
    e) conseqüência.

    GABARITO

    01) D // 02) D //03) B //04) C //05) D //06) C //07) C //08) B //09) B //10) B //
    11) A //12) E //13) C //14) E //15) A //16) B //17) A //18) D //19) C //20) A //21) A 22) 5 //23) A //24) E //25) E //26) A //27) C //28) D //29) E //30) D //31) C //
    32) E //33) B //34) D //35) E


    Fonte: http://www.portuguesconcurso.com

    sábado, 7 de maio de 2011

    Como Estudar? Seja NOTA 10!

    Vocativo - 8º ano

    Aposto - 8º ano

    Aposto e vocativo - 8º ano



    Aposto é o termo que, acrescentado a outro termo da oração, explica ou esclarece o sentido de um nome; aparece geralmente separado por vírgulas ou depois de dois pontos.

    O aposto pode ser:

    - explicativo: Alexandre, presidente do clube, fez a premiação.
    - enumerativo: Tocaram duas músicas: um samba e um forró.
    - recapitulativo (resumidor): Os atabaques, os tamborins, as cuícas, tudo ficou lá.
    - comparativo: “A inflação, monstro devorador dos salários, é sempre uma ameaça...”
    - especificativo (esse tipo não se separa por pontuação do nome a que se refere): A escritora Lygia Fagundes Telles lançou mais um conto.

    Vocativo é um termo descolado sintaticamente da oração, não pertence nem ao sujeito, nem ao predicado. Ele serve para invocar o receptor da mensagem.
    Ex: “... a vida, Luzia, dura só um dia.” (João de Barro
                          vocativo


    Fonte: http://www.mundoeducacao.com.br/gramatica/aposto-vocativo.htm

    Mensagem