domingo, 24 de abril de 2011

ÚLTIMO EDITAL DO IFCE- 9º ano

 Conheça o Edital do IFCE, com suas normas e exigências:




MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA - IFCE
COMISSÃO COORDENADORA DE CONCURSOS - CCC
EXAME DE SELEÇÃO – ENSINO TÉCNICO INTEGRADO 2010 – EDITAL N° 011- 2009/CCC


A Comissão Coordenadora de Concursos (CCC) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) – Campus Fortaleza, usando das atribuições que lhe confere a Portaria nº 804/GR, de 11 de setembro de 2009, anuncia que estarão abertas, no período de 28 de setembro a 9 de outubro de 2009, em Fortaleza, as inscrições para o Exame de Seleção de 2010, para selecionar candidatos à Educação Profissional Técnica de Nível Médio (Técnico Integrado) nos EIXOS TECNOLÓGICOS de Infra-estrutura, de Controle e Processos Industriais e de Informação e Comunicação.
1. DA VALIDADE
O Exame de Seleção anunciado neste Edital terá validade para matrícula no Ensino Técnico Integrado do IFCE - Campus Fortaleza, para ingresso nos períodos letivos de 2010 (2010.1 e 2010.2), dentro do limite de vagas fixado no item 8 deste Edital, para cada habilitação/curso, período letivo regular e turno.
2. DAS INSCRIÇÕES
2.1. Antes de efetuar a inscrição, o candidato deverá conhecer o teor do Edital, disponível no site www.ifce.edu.br/ccc e certificar-se de que preenche todos os requisitos nele expressos.
2.2. A inscrição do candidato implicará o conhecimento e a tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento.
2.3. As inscrições serão efetuadas exclusivamente via internet, no endereço eletrônico http://www.ifce.edu.br, no período compreendido a partir das 8 horas do dia 28/09/2009 até às 18 horas do dia 09/10/2009, mediante o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 35,00 (trinta e cinco reais), por meio de boleto bancário (GUIA DE RECOLHIMENTO DA UNIÃO – GRU simples).
2.3.1. Para o pagamento da taxa de inscrição deverá ser observado o horário de funcionamento bancário.
2.4. Para inscrever-se, o candidato deverá acessar o endereço eletrônico http://www.ifce.edu.br, durante o período definido no subitem 2.3. e efetuar a inscrição conforme os procedimentos estabelecidos abaixo:
a) preencher todos os itens do requerimento de inscrição (formulário eletrônico) e transmitir os dados via internet;
b) imprimir o boleto bancário (GUIA DE RECOLHIMENTO DA UNIÃO – GRU simples) e efetuar o pagamento
da taxa de inscrição (boleto) em qualquer agência do Banco do Brasil, até a data limite de encerramento das
inscrições (observar o horário de atendimento bancário).
c) imprimir o comprovante onde consta o número do protocolo de inscrição. Resguardar a identificação do
candidato (usuário/login e senha), que é a única forma de acesso ao andamento do exame de seleção.
d) dirigir-se ao IFCE (Av. 13 de Maio, 2081 – Benfica – Fortaleza-CE) portando o número do protocolo de inscrição, juntamente com comprovante de pagamento da taxa, a fim de oficializar a inscrição.
2.5. Recomenda-se ao candidato que imprima o Edital regulamentador deste exame de seleção, o qual está disponível exclusivamente no site www.ifce.edu.br.
2.6. No momento da inscrição, o candidato deverá optar apenas por um curso. Caso seja constatado mais de um requerimento de inscrição, por número de protocolo, será confirmado somente o último.
2.7. Uma vez requerida e confirmada a inscrição, não será permitida, em hipótese alguma, a sua alteração.
2.8. As inscrições efetuadas serão confirmadas somente após a comprovação do pagamento da taxa e do correto preenchimento do requerimento de inscrição.
2.9. Será considerado inscrito o candidato que tiver seu requerimento de inscrição confirmado, na forma do subitem anterior, devendo certificar-se do deferimento a partir do dia 19/10/2009, mediante consulta ao site www.ifce.edu.br.
2.10. Fica estabelecido o período compreendido entre 20 a 30/10/2009 para possíveis ajustes em inscrições não deferidas.
2.11. O IFCE não se responsabiliza por requerimento de inscrição não recebido via internet por motivos de ordem técnica, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como de outros fatores que impossibilitem a transferência de dados ou a impressão do boleto bancário.
2.12. É vedada a transferência do valor pago a título de taxa de inscrição para terceiros ou para outros concursos/seleções.
2.13. Em nenhuma hipótese será devolvida a importância paga, relativa à taxa de inscrição.
2.14. Não será aceito requerimento de inscrição por via postal, fax, correio eletrônico, condicional, extemporâneo nem em desacordo com as normas deste Edital.
2.15. As informações prestadas no pedido de inscrição são de inteira responsabilidade do candidato, dispondo o IFCE, no caso de dados incorretos, incompletos ou inverídicos, mesmo que constatados a posteriori, do direito de excluir o candidato deste exame de seleção e declarar nulos os atos praticados em decorrência da inscrição.
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2.16. Em hipótese alguma, o candidato poderá prestar provas sem que esteja previamente confirmado o seu requerimento de inscrição.
2.17. No período compreendido entre 11 a 15/11/2009 serão disponibilizados, para impressão, os cartões de identificação dos candidatos.
3. DA ISENÇÃO DA TAXA
3.1. O pedido de isenção da taxa de inscrição foi regulamentado pela Resolução Nº 003/2009-CCC de 12 de agosto de 2009.
3.2. A relação dos candidatos contemplados com a isenção total ou parcial da taxa de inscrição será divulgada até o dia 21/09/2009 (no site www.ifce.edu.br).
3.3. Os candidatos contemplados com a isenção de 100% da taxa deverão efetuar suas inscrições procedendo conforme especificado no subitem 2.4., alíneas “a”, e “c”.
3.4. Os candidatos contemplados com isenção de 50% da taxa deverão efetuar suas inscrições procedendo conforme especificado no subitem 2.4., alíneas “a”, “b” “c” e “d” (GRU 50%).
3.5. No caso de indeferimento do pedido de isenção, o candidato que desejar participar do certame deverá proceder de acordo com o subitem 2.4..
4. DAS PROVAS
4.1. Com duração de 04 (quatro) horas a prova será realizada em uma ÚNICA FASE, em nível do Ensino Fundamental, a ser realizada no dia 15 de novembro de 2009, das 9 às 13 horas e constará de uma Redação e de uma prova de Conhecimentos Gerais com 45 (quarenta e cinco) questões do tipo “múltipla escolha” (opções de A a E), valendo 01 (um) escore cada, perfazendo um total de 10 (dez) pontos, abrangendo as seguintes áreas de conhecimento:
Área I: Códigos e Linguagens e suas Tecnologias (Língua Portuguesa e Literatura Brasileira: 10 questões);
Área II: Ciências Humanas e suas Tecnologias (Geografia: 05 questões e História: 05 questões);
Área III: Ciências da Natureza e Matemática e suas Tecnologias (Biologia: 05 questões, Física: 05 questões,
Matemática: 10 questões e Química: 05 questões).
4.2. O candidato deverá transcrever, utilizando caneta esferográfica de tinta preta ou azul, as respostas das questões da prova objetiva para o cartão-resposta, que será o único documento valido para a correção eletrônica. Não haverá substituição de cartão-resposta por erro do candidato. O preenchimento do cartãoresposta será de inteira responsabilidade do candidato que deverá proceder em conformidade com as normas contidas neste Edital, no caderno de prova e no próprio cartão-resposta.
4.3. A prova de Redação será constituída de uma produção textual em Língua Portuguesa a ser escrita com uma extensão entre 25 e 30 linhas. O candidato, diante de uma proposta de produção textual, deverá identificar o tema, definir uma perspectiva adequada de abordagem, atender ao gênero solicitado, desenvolver o tema mobilizando os recursos linguísticos que possibilitem um texto claro, coeso e coerente – uma unidade comunicativa. O candidato deverá transcrever o texto definitivo da Redação para a folha de Redação. A transcrição deverá ser feita utilizando somente caneta esferográfica de tinta preta ou azul, sendo desconsiderada a prova cujo desenvolvimento seja efetuado com qualquer outra opção não especificada neste item.
4.4. Serão selecionados para correção da Redação, para cada habilitação especificada no item 8, somente os candidatos posicionados na prova de Conhecimentos Gerais até o limite do dobro do número de vagas ofertadas para cada habilitação/curso, ou até a quantidade em caso de empate na posição final, observados os critérios de desempate estabelecidos no subitem 5.3.1..
4.5. Na(s) habilitação(ões) em que a relação candidatos/vaga for inferior a 2 (dois), todos os candidatos serão habilitados para correção da prova de Redação, exceto aqueles eliminados na prova de Conhecimentos Gerais.
4.6. A correção da prova de Redação será realizada na escala de 0 (zero) a 100 (cem) escores, perfazendo um total de 0 (zero) a 10 (dez) pontos.
4.7. O resultado da prova de conhecimentos gerais (cartão-resposta) será divulgado no dia 25/11/2009 (no site: www.ifce.edu.br) e serve apenas como parâmetro para a correção da Redação.
4.8. O resultado final será divulgado no dia 12/12/2009 (no site: www.ifce.edu.br).
4.9. Em nenhuma hipótese haverá revisão de prova, recontagem de pontos, nem segunda chamada.
5. DA CLASSIFICAÇÃO
5.1. Serão considerados aprovados os candidatos que obtiverem o maior número de pontos, dentro do limite de vagas em cada habilitação especificada no item 8, obedecendo-se à ordem decrescente do total de pontos no somatório das provas de Conhecimentos Gerais e Redação, desde que obtenham nota acima de ZERO nas três áreas de conhecimento e na Redação.
5.2. Habilitar-se-ão à matrícula em cada habilitação, com ingresso no semestre para o qual foram classificados, os candidatos que, na respectiva lista de classificação elaborada com base no subitem anterior, estiverem situados dentro dos respectivos limites de vagas anunciados no item 8, com estrita observância dos critérios de desempate estabelecidos no subitem 5.3.2., considerando-se classificáveis os candidatos restantes da lista.
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5.3. Dos critérios para desempate
5.31. Em caso de empate de candidatos na prova de Conhecimentos Gerais obedecer-se-ão aos seguintes critérios:
1º) maior nota na prova da Área I;
2º) permanecendo o empate, maior nota nas provas da Área III;
3º) persistindo o empate, maior nota nas provas da Área II;
5.3.2. Em caso de empate dos candidatos nos resultados finais obedecer-se-ão aos seguintes critérios:
1º) será classificado o que tiver obtido maior nota na prova da Área I;
2º) permanecendo o empate será classificado o que tiver obtido maior nota nas provas da Área III;
3º) permanecendo o empate classificar-se-á o candidato com maior nota nas provas da Área II;
4º) persistindo o empate será classificado o que tiver obtido maior nota na Redação;
5º) se ainda persistir o empate será classificado o candidato mais idoso.
6. DO CALENDÁRIO

As atividades para o Exame de Seleção ao Ensino Técnico Integrado 2010 obedecerão ao seguinte calendário:
19/08/2009 Solicitação de isenção da taxa de inscrição (RESOLUÇÃO Nº 003/2009)
21/09/2009 Divulgação dos contemplados com a isenção da taxa de inscrição
28/09 a 9/10/2009 Inscrição de candidatos via internet, através do site www.ifce.edu.br
19/10/2009 Divulgação da relação dos candidatos com inscrições deferidas (no site: www.ifce.edu.br)
20 a 30/10/2009 Período para possíveis ajustes de inscrições não deferidas
11 a 15/11/2009
Impressão do cartão de identificação constando os locais de provas (no site:
www.ifce.edu.br)
15/11/2009 Prova de Conhecimentos Gerais e Redação
25/11/2009 Divulgação do resultado da prova de conhecimentos gerais (cartão-resposta)
12/12/2009 Divulgação do resultado final (no site: www.ifce.edu.br)
16/12/2009 Matrícula dos classificados para 2010.1
17/12/2009 Matrícula dos classificados para 2010.2
21/12/2009 Chamada dos classificáveis
7. DO PROCESSO SELETIVO E OPÇÕES DE INGRESSO
7.1. Cada curso terá a duração de 4 anos (oito semestres), podendo inscrever-se qualquer candidato, desde que no ato da matrícula no Ensino Técnico Integrado 2010.1 e 2010.2, apresente comprovante de conclusão do Ensino Fundamental.
7.2. Ao preencher a Ficha de Inscrição, o candidato deverá indicar a opção por uma habilitação/curso indicada neste Edital (item 8), não havendo possibilidade de mudança, depois de oficializada a opção.
8. DAS VAGAS
As 280 (duzentos e oitenta) vagas oferecidas para o Exame de Seleção ao Ensino Técnico Integrado 2010 terão a seguinte distribuição, por habilitação, período letivo regular e turno:
8.1. ENTRADA: Semestre 2010.1(105 vagas)

EIXOS TECNOLÓGICOS CÓDIGO HABILITAÇÃO/CURSO VAGAS TURNO
INFRA-ESTRUTURA 101 EDIFICAÇÕES 21 TARDE
102 ELETROTÉCNICA CONTROLE E PROCESSOS 21 MANHÃ
INDUSTRIAIS 104 MECÂNICA INDUSTRIAL 21 MANHÃ
INFORMAÇÃO E 105 TELECOMUNICAÇÕES 21 TARDE
COMUNICAÇÃO 106 INFORMÁTICA 21 MANHÃ
8.2. ENTRADA: Semestre 2010.2 (175 vagas)
EIXOS TECNOLÓGICOS CÓDIGO HABILITAÇÃO VAGAS TURNO
INFRA-ESTRUTURA 101 EDIFICAÇÕES 35 MANHÃ
CONTROLE E PROCESSOS 102 ELETROTÉCNICA 35 MANHÃ
INDUSTRIAIS 104 MECÂNICA INDUSTRIAL 35 MANHÃ
INFORMAÇÃO E 105 TELECOMUNICAÇÕES 35 MANHÃ
COMUNICAÇÃO 106 INFORMÁTICA 35 TARDE
8.3. Ao preencher a ficha de inscrição o candidato deverá colocar o código correspondente à habilitação/curso a que pretende concorrer, não sendo permitido a escolha do semestre letivo.
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9. DO ACESSO AOS LOCAIS DE PROVAS
9.1. O IFCE/CCC disponibilizará, para impressão, a partir do dia 11/11/2009, no site www.ifce.edu.br, os cartões de identificação dos candidatos contendo, além do número de inscrição, as informações (colégio, endereço, sala, etc.) inerentes aos locais onde os candidatos farão suas provas.
9.2. Para realizar a prova de Conhecimentos Gerais, o candidato deverá estar munido dos seguintes documentos:
• cartão de identificação (subitem 9.1);
• documento oficial de identidade (subitem 13.6).
10. DO DIA E HORÁRIO DA PROVA
10.1. A prova será realizada no dia 15 de novembro de 2009 e terá início precisamente às 9 horas (horário oficial de Fortaleza), quando os portões dos locais de realização da mesma serão fechados e não será permitida a entrada de retardatários.
10.2. O candidato deverá chegar ao local da prova (especificado no item 9) com 1 (uma) hora de antecedência, munido do documento de identidade que foi indicado no ato da inscrição.
11. DO ATENDIMENTO ESPECIAL
11.1. O candidato portador de deficiência poderá, caso necessário e, ainda dentro do prazo de inscrição, requerer tratamento diferenciado para realização das provas do exame de seleção, na forma do subitem seguinte.
11.2. Para solicitar o tratamento diferenciado, o candidato portador de deficiência deverá entregar pessoalmente ou enviar a seguinte documentação pelo correio (via SEDEX ou AR) para: INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - COMISSÃO COORDENADORA DE CONCURSOS -
Av. 13 de Maio, 2081, Benfica, Fortaleza/CE - CEP 60.040-531:
a) requerimento especificando as condições especiais para a realização das provas;
b) laudo médico atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código a ela correspondente, conforme Classificação Internacional de Doença (CID) bem como a provável causa da deficiência.
11.3. O requerimento de tratamento diferenciado será atendido obedecendo-se à previsão legal e aos critérios de viabilidade e razoabilidade, de acordo com o que preceitua o Decreto nº 3.298, de 20/12/1999, sendo comunicado ao candidato o resultado da análise de seu pedido.
11.4. O portador de deficiência participará do concurso em igualdade de condições com os demais candidatos, inclusive no que concerne ao conteúdo da prova, à avaliação e aos critérios de aprovação.
11.5. O portador de deficiência que não requerer atendimento especial até o prazo estabelecido no subitem 11.1., ficará impossibilitado de realizar a prova em condições especiais.
11.6. Não será aceita a documentação, se postada ou entregue após a data especificada no subitem 11.1..
12. DA MATRÍCULA
12.1. Os candidatos classificados para 2010 deverão comparecer ao IFCE – Campus Fortaleza nos dias 16/12/2009 (classificados para 2010.1) e 17/12/2009 (classificados para 2010.2), das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, a fim de efetivarem suas matrículas. A falta no dia e hora marcados implicará perda da vaga.
12.2. O candidato deverá entregar, impreterivelmente, no ato da matrícula:
• Ficha de matrícula totalmente preenchida;
• Fotocópia da Certidão de Nascimento (legível);
• Fotocópia (legível) da Carteira de Identidade;
• Fotocópia (legível) do CPF;
• Fotocópia (legível) do Histórico Escolar e Certificado de conclusão do Ensino Fundamental;
• 1 foto 3 x 4, recente (não será aceito foto reproduzida com o uso de “scanner” nem fotocópia colorida);
• Fotocópia legível do Título de Eleitor com comprovante de votação da última eleição, se maior de 18 anos;
• Fotocópia do Certificado de Quitação com o Serviço Militar, se do sexo masculino;
• Fotocópia do comprovante de endereço
12.2.1. O candidato menor de 18 anos deverá estar acompanhado de seu responsável legal.
12.3. Para efetuar a matrícula o candidato deverá proceder da seguinte forma:
12.3.1. imprimir a ficha de matrícula que estará disponível no site www.ifce.edu.br;
12.3.2. preencher todos os itens da ficha de matrícula e nela colar uma foto 3 x 4, recente e de frente, no espaço reservado para tal fim;
12.3.3. dirigir-se ao IFCE no dia e horário estipulados com toda documentação especificada no subitem 12.2 para efetivação da matrícula;
12.3.4. a fim de evitar transtornos, o candidato deverá portar toda documentação exigida e a ficha de matrícula totalmente preenchida (somente entrar na fila com toda documentação regularizada);
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12.4. Dos classificáveis:
12.4.1. A chamada dos classificáveis será feita no dia 21 de dezembro de 2009, às 9 horas, no Auditório
Castello Branco do IFCE.
12.4.2. A chamada será feita em dois momentos distintos, da seguinte forma:
• No primeiro, serão chamados apenas os candidatos classificáveis, por ordem de classificação, da(s)
habilitação(ões) que não houver(em) preenchido todas as vagas;
• No segundo momento, se ainda houver vagas, serão chamados os candidatos, por ordem geral de
classificação em outra habilitação (afim).
12.4.3. Os candidatos serão chamados de forma oral e pelo menos duas vezes.
12.4.4. O candidato classificável que não estiver presente, na hora em que seu nome for citado, perderá a
vaga.
13. CONSIDERAÇÕES FINAIS
13.1. Após os procedimentos de matrícula e chamada dos classificáveis serão elaboradas as listas de alunos que ingressarão nos semestres 2010.1 e 2010.2, de acordo com as habilitações especificadas no item 8 e, por ordem de classificação dos candidatos, na respectiva habilitação.
13.2. O Ensino Técnico Integrado, cuja duração é de 4 anos (8 semestres letivos), compreende o Ensino Técnico e o Ensino Médio, destinado ao aluno concluinte do Ensino Fundamental.
13.3. Ao final do Ensino Técnico Integrado e, concluído o Estágio Orientado, o aluno fará jus ao Diploma de Técnico de Nível Médio, na habilitação por ele escolhida, no ato da inscrição.
13.4. Não será concedido certificado de conclusão de Ensino Médio antes do término de toda a carga horária estabelecida para cada Curso (DECRETO N° 5.154, de 23/07/2004).
13.5. Os alunos que concluírem com aproveitamento os cursos de educação profissional técnica de nível médio integrados ao ensino médio farão jus à obtenção de diploma que possuirá validade tanto para fins de habilitação ao exercício profissional na respectiva área profissional, quanto para certificação de conclusão do ensino médio, possibilitando o prosseguimento de estudos em grau superior.
13.6. Serão considerados documentos oficiais de identidade: carteiras expedidas pelo Ministério da Defesa, pelas Secretarias de Segurança Pública e pelos Corpos de Bombeiros Militares; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (Ordens, Conselhos etc); passaporte brasileiro (ainda válido), carteiras funcionais do Ministério Público e da Magistratura, carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por lei federal, valem como identidade; carteira nacional de habilitação (somente o modelo novo, com
foto, obedecendo ao período de validade).
13.7. Não serão aceitos como documentos de identidade: certificado de reservista, carteira de trabalho (antiga), boletim de ocorrência policial, certidão de nascimento ou casamento, título eleitoral, carteira nacional de habilitação (modelo antigo ou modelo novo com período de validade vencido), carteira de estudante, carteira funcional sem valor de identidade nem documento ilegível, não-identificável ou danificado.
13.8. Por ocasião da realização das provas, o candidato que não apresentar documento de identidade original, na forma definida no “subitem 13.6” deste Edital, não poderá participar do certame e, será automaticamente eliminado do Exame de Seleção.
13.9. Não será permitido ao candidato, durante a aplicação das provas, o porte de réguas de cálculo, calculadoras, esquadros, compassos, transferidores e similares, como também de telefones celulares, rádios transmissores, “pagers” ou assemelhados, sob pena de ser excluído, automaticamente, do concurso.
13.10. Como medida de segurança, por ocasião da realização da prova, o candidato deverá transcrever, em letra cursiva, de próprio punho, o texto que lhe for apresentado, para posterior confirmação de sua identificação quando do ato da matrícula.
13.11. Se, por acaso, for observado algum erro na elaboração das provas deste Exame de Seleção, as reclamações deverão ser feitas à CCC, por escrito, dentro do prazo máximo de 48 (quarenta e oito) horas, contadas a partir do término da prova.
13.12. Decorridos 30 (trinta) dias após a divulgação do resultado do Exame de Seleção para o Ensino Técnico Integrado, as provas serão destruídas.
13.13. O candidato será eliminado, se:
a) não apresentar, no dia da prova, documento oficial de identidade, na forma definida no “subitem 13.6”;
b) obtiver nota zero em qualquer das áreas de conhecimento ou na Redação
c) comparecer após o horário estabelecido para o início da prova;
d) deixar de comparecer no dia da prova;
e) usar, comprovadamente, de fraude ou para ela concorrer no respectivo Exame de Seleção;
f) atentar contra a disciplina ou desacatar qualquer membro da CCC ou a quem quer que esteja investido de autoridade para supervisionar, coordenar, fiscalizar ou orientar a aplicação das provas;
g) deixar de comparecer ao IFCE/CCC, no período especificado neste Edital, para regularizar sua inscrição, caso não seja deferida.
13.14. Se for conveniente, o IFCE se reserva no direito de ofertar os dois últimos semestres de cada curso, no turno da noite.
13.15. Decorridos 60 minutos do início de qualquer uma das provas será vedada a saída de candidatos da sala, a não ser em definitivo.
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13.16. Será sumariamente eliminado o candidato cujo aparelho celular ou outro equipamento eletro-eletrônico qualquer, venha a vibrar ou tocar, emitindo sons de chamada, despertador, etc, no recinto de provas.
13.17. Por questões de segurança, sigilo e lisura do processo seletivo, não será permitido, em nenhuma hipótese, o candidato realizar a prova em outro local não especificado no cartão de identificação.
13.18. O IFCE se reserva no direito de ofertar, a qualquer época, atividades letivas aos sábados.
13.19. Não serão fornecidas, por telefone, informações a respeito de datas, locais e horários de realização das provas, devendo o candidato observar rigorosamente os ditames deste Edital.
13.20. As resoluções da CCC, as disposições e as instruções contidas nas capas das provas, bem como nos cartões-resposta constituem normas que passam a integrar o presente Edital.
13.21. O presente Edital será disponibilizado exclusivamente via internet, através do endereço eletrônico http://www.ifce.edu.br.
13.22. Os casos omissos serão resolvidos pelo Presidente da Comissão Coordenadora de Concursos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).


Fortaleza, 11 de setembro de 2009.
Prof. Fernando Macedo Carneiro
Presidente da Comissão Coordenadora de Concursos/IFCE

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Nenhuma droga merece VOCÊ!

A CORRENTE DA VIDA - 8º ano

A CORRENTE DA VIDA, livro de Walcyr Carrasco, que será adotado neste bimestre:

Raquel tem um grande amigo, Nel, que, inexplicavelmente, começa a faltar à
escola. Insiste em saber o que está acontecendo com ele. Junto com um amigo comum,
Marcelo, vai visitá-lo. A família do amigo age estranhamente.

Finalmente, a garota descobre a verdade: Nel está contaminado pelo vírus da
Aids e a doença já se manifestou. Nel volta às aulas. Mas uma fofoqueira espalha a
informação de que ele é aidético. Alguns amigos se solidarizam, mas há pais que o
querem expulso da escola.

Os alunos ficam conhecendo as formas de contágio e de evitar a doença. E se unem para ajudar o colega
doente. Marcelo se interessa por Raquel. Mas a menina vive intensamente o drama de Nel. Não tem olhos para ninguém. O amigo morre. E Raquel descobre tanto o quanto ele foi importante para sua vida, quanto como é importante amar o próximo.


Sobre o autor

Walcyr Carrasco nasceu em Bernardino de Campos, São Paulo, em dezembro de 1951. Foi jornalista, cronista, autor de várias peças teatrais, roteiros de televisão, novelas e livros infantojuvenis. Em jornal, fez um pouco de tudo: de coluna social a reportagem esportiva. Chegou a ser ator, figurinista e diretor de peças. É autor de O terceiro beijo, Uma cama entre nós, Batom, Êxtase, peças de teatro; o Guarani, Xica da Silva, roteiros para TV; Irmão Negro, O garoto da novela, A corrente da vida, O menino narigudo, Estrelas tortas e Mordidas que podem ser beijos, livros infantojuvenis; O golpe do aniversariante, crônicas.
Aos poucos, foi se profissionalizando com contos infantis. Lançou seu primeiro livro em 1980. Mais tarde, entrou para a televisão, escreveu minisséries e uma novela de sucesso.


Fonte:http://www.pdfebook4u.com/a-corrente-da-vida.html

Laboratório de Redação no blog - 9º ano




  9º ano do Colégio Ebenézer
Um time de Vencedores!

“O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos.”
                                                                                                         Elleanor Roosevelt
 


Conforme compromisso assumido com o 9º ano do Colégio Ebenézer,  o de criar um laboratório de produção textual aqui no blog, vão, em seguida, algumas dicas de ortografia, imprescindíveis à produção textual. Breve, colocaremos aqui diversas redações dos mais diversos concursos (comentadas), a fim de que possamos aprofundar nosso estudo em sala. 

Estude , invista em você e acredite nos seus sonhos.

                                                                                                                  
Um abraço, 
Prof. Elias de Lima Neto
                                                                                                                      



ORTOGRAFIA  BÁSICA
                                       
O emprego de   A  e 

 
a) A - Artigo ou preposição. Funciona como pronome pessoal.(tempo futuro, locomoção, espaço)
Exs.:    A vida tem dessas coisas. (artigo)
            Daqui a duas semanas, viajaremos. (preposição)        
            Eu a vi ontem.      (pronome)
b) HÁ - Sentido de existir. Indica tempo passado.
Exs.:    várias soluções para esse problema. (sentido de existir)           
            anos que não o vejo. (sentido de tempo passado)


Complete as frases com ou a:

1.Já não o vemos _____ vinte anos.
2._____ poucos dias deixou o emprego.
3._____ vinte anos caminhávamos aqui.
4.Minha casa fica _____ poucas quadras daqui.
5.Eles saíram ______ quase meia hora da escola.
6.O público ficou _____ poucos metros da explosão.
7._____ dois dias do exame, ainda não conseguiu se acalmar.
8.O médico esteve _____ um bom tempo à sua cabeceira.
9._____ dois meses da maioridade, ainda não sabia dirigir.
10._____ poucos metros da tela, não conseguia ler a legenda.
11._____ cinco quilômetros daqui, encontrará um posto de gasolina.
12.O jogo de basquete começou _____ pouco com grande torcida presente.
13.______ um quarteirão do meu prédio, _____ uma pizzaria muito boa.
14.Está na cidade _____ três dias e de hoje _____   três dias viajaremos.
15.______ uma hora eles me ligaram, e daqui _____ minutos estarão conosco.
16.A chuva parou _____ alguns minutos, e daqui _____ instantes  sairei com você.

                                     

O emprego de  MAL e  MAU


a) MAL - (subst./adv.) - equivale a  BEM
b) MAU - (adjetivo/ subst.) - equivale a  BOM
Exs.: O mal da sociedade é a falta de união.(substantivo)      
         Ele chegou de mau-humor. (adjetivo)
         Fala bem, mas escreve tão mal(advérbio)
         Liguei para casa, mal cheguei ao hotel. (conjunção)

Complete as frases com mau ou mal:

1.O _________ tempo acabou com a temporada.
2.Você anda escovando __________ os dentes, hein?
3.Foi um _________ negócio a compra desse hotel.
4._________ chegando, começou a reclamar do _________ convívio.
5.Não há_________ que sempre dure nem bem que nunca acabe.
6.A geada fez muito __________ aos cafezais.
7.Seu irmão não é __________ aluno, apenas estuda___________ .
8.Um _________ estudante nem sempre é um __________-caráter.
9.Se você não é __________ , por que pratica o __________ ?
10.Procure fazer o bem às pessoas, e não o ___________.
11.O jogador está passando __________, devido ao __________ resultado da partida.


O emprego de  MAIS,  MAS  e  MÁS

a) MAIS - É um advérbio de intensidade.
Exs.:        Sua riqueza cresce cada dia mais.
               É mais difícil fazer do que criticar.
               Seu apartamento não vale mais 50 mil reais. (limite)
b) MAS - Indica idéia contrária, adversidade. É uma conjunção.
Exs.:        Os operários exigiam aumentos, mas não foram atendidos.
               É bondoso, mas não o demonstra.
c) MÁS -  É um adjetivo e equivale a:  ruins, maléficas, prejudiciais.
Exs.:        Fez más ações durante o seu governo.
               Chegou em hora.

Complete as frases com mas, más ou mais:

1.As primeiras notícias sobre a experiência não foram tão ___________ .
2.O uso de vitaminas trouxe ___________ consequências à saúde.
3.Poucos têm __________ entusiasmo pela ciência do que eu.
4.A equipe do governo revelou ____________ coerência, ___________ são poucas ainda.
5.Os jovens sonham __________, __________ os adultos realizam _________ os projetos.
6.__________ enchentes ocorreram esta semana  no Rio, __________ não houve vítimas.
7.À noite, ela ficava __________ ocupada, ___________ estava sempre ao nosso lado, sobretudo nas horas ___________ .
8.__________ não era essa a sua proposta inicial, a outra me pareceu __________ acessível, apesar das _________ condições de trabalho.
9.Naquela região, a vinicultura teve __________ colheitas, _________ supriu as necessidades.
10.Passa o __________ do tempo para estudar. O ___________ das vezes acorda _________ tarde.


O emprego de  ONDE, AONDE  e  DONDE

a) ONDE - Com verbos que exigem a preposição em, indicam permanência (morar, ficar, permanecer, etc). Exs.:       Onde todos devem permanecer?    
              - Onde quiserem!      
              Por onde caminhávamos, havia muitos atletas. (preposição mais verbo de movimento)
b) AONDE - com verbos que exigem a preposição a, indicam movimentos (ir, chegar, dirigir-se, etc.).
Exs.:      Aonde foi o teu irmão?
             Aonde você vai há um telefone público?
c) DONDE - origem
Ex.:      Donde você tirou isto?
d) Emprega-se até onde ou até aonde indiferentemente com verbos que dão ideia de movimento:
ex.: Por favor, este ônibus vai até onde (ou até aonde)?

Complete as frases com onde, aonde ou donde:
1._____________ você for, eu também irei!
2._____________ você desceu àquela hora da madrugada?
3.Os alunos voltaram ______________ o professor lecionava.
4.As pessoas correm _____________ não há risco de acidentes.
5.Este é o país _____________ se luta por um futuro melhor.
6.Nas cidades por ____________ passamos, havia bastantes ruínas.
7.Na zona rural, _____________ muitos trabalhadores saem, faltam recursos.
8.Nas praças por _____________ andávamos, havia sempre alguém conhecido.
9.Estas são as revistas ______________ tiramos os artigos sobre poluição.
10.O guarda se dirigiu rápido para ______________ ocorreu a batida. 



O emprego de  SENÃO  e  SE NÃO

a) SENÃO - do contrário, a não ser, exceto, mas sim.
Exs.:     Ninguém senão os dois baixinhos enfrentaram a situação.
             Devemos fazer as tarefas no prazo, senão seremos marcados pelo professor.
b) SE  NÃO - caso não ou ainda  ou.
Exs.:     Se não chover,  poderemos ir à praia. (Oração Subordinada Adverbial condicional)
             O jogo será amanhã à noite, se não ocorrer nenhum imprevisto.

Complete as frases com se não ou senão:
1.A funcionária nada fazia ____________telefonar continuamente.
2.Os sem-terra nada fizeram, _____________reclamar os seus direitos.
3.Não teremos reajuste no salário, _____________houver mais inflação.
4.Acompanhe-o até à porta, ____________ ele se perderá nestes corredores.
5.A dívida deveria ser saldada, ___________ os bens seriam confiscados.
6.____________ conseguir apoio dos empresários, o governo não terá sucesso.
7.Hoje o júri se reúne novamente para sua decisão final,___________ amanhã.
8.As pessoas precisam evitar desperdício ____________ porão em risco a sobrevivência de outros.

O emprego de  SOB  e  SOBRE

a) SOB - embaixo de, por baixo de
Exs.:       Aquele posto está sob nova direção.   -  Ficou sob a mira do assaltante.
b) SOBRE - em cima de, por cima de.
Exs.:      Não quero esse encargo sobre os ombros.
             Pôs o livro sobre a mesa.                     
             Falou sobre inflação.

Complete as frases com sob ou sobre:
1.É triste viver __________ o teto alheio.
2.A fera cresceu _________ o caçador.
3.A Biblioteca Nacional foi criada ___________ D. João VI, em 1808.
4.Garanto, ___________ minha palavra, que só lhe farei o bem.
5.Pedro II reinou __________ o nosso país durante meio século.

O emprego de TAMPOUCO  e  TÃO POUCO

a) TAMPOUCO - Equivale a também não. Refere-se a um verbo, logo é um advérbio e invariável.
Ex.:        Não fez os exercícios, tampouco apresentou qualquer justificativa.
b) TÃO POUCO - É um advérbio de intensidade ou pronome indefinido.
Exs.:      Rezamos tão pouco esta semana! (tão modifica o advérbio pouco)
              Tenho tão poucos amigos, que cabem todos num automóvel. (acompanha um substantivo)

Complete as frases com tampouco ou tão pouco:
1.Não dormi, _________________ estive acordado.
2.Tenho __________________ entusiasmo por este livro.
3.Estuda _________________ e é pouco inteligente.
4.O pessoal  não veio __________________ avisou que não vinha.
5.Maria tem _________________ tempo, que não pode assumir outros compromissos.
6.Se o professor não resolveu o problema, _________________ resolveriam os alunos.
7.Estuda _________________ e não posso explicar por quê. 


O emprego de  HÁ CERCA DE,  CERCA DE  e  ACERCA DE

a) HÁ CERCA DE - o verbo haver indica tempo transcorrido. Equivale a faz (passado).
Ex.:        Há cerca de uma semana, ela se foi daqui.
b) CERCA DE - equivale a aproximadamente.
Ex.:        Estamos cerca de 20 quilômetros de Santos.
c) ACERCA DE - é uma locução prepositiva, que equivale a respeito de, sobre.
Ex.:        Discutimos acerca da melhor saída para nós.
Complete as frases com há cerca de, cerca de  e  acerca de:
1.Falou muito tempo _________________ sua última viagem.
2.Coloque _________________ vinte reais de álcool.
3.O auditório estava repleto __________________ duas horas.
4.Rui de Leão contava nesse tempo __________________ quarenta anos.
5._________________  dez oradores falando ________________  poluição.

O emprego de  AO ENCONTRO DE   e  DE ENCONTRO A

a) AO ENCONTRO DE - rege a preposição de e significa (estar a favor de) - (caminhar para).
Ex.:       O jogador foi ao encontro do que era certo.
b) DE  ENCONTRO  A - rege a preposição a e significa (em sentido oposto), (contra).
Ex.:       Não aprovo suas atitudes. Quero ir de encontro a elas.

Complete as frases com ao encontro de ou de encontro a:
1.Caminhou __________________ amigo de faculdade.
2.A sua resolução veio ____________________  meus desejos.
3.O carro chocou-se _____________________  muro da fábrica.
4.Não aceitou tal projeto, pois foi __________________  sua ideologia.
5.Seus projetos iam _____________________  solicitação da comunidade.

O emprego de  DEMAIS e  DE  MAIS

a) DEMAIS - É um advérbio. É igual a muito.
Exs.:     Está rouca porque gritou demais. (advérbio)
             Entraram todos, os demais foram barrados. (substantivo)
b) DE MAIS - É um substantivo. Tem sentido oposto a de menos.
Ex.:       Colocou gasolina de mais no tanque.  
Complete as frases com demais ou de mais:
1.Ele morreu porque sabia ____________, isto é, conhecia _____________ os segredos do chefão.
2.Um amor ______________ é sempre perigoso, porque faz sofrer ______________ .
3.Num dos lados da rua havia casas _______________ .

O emprego de  TRAZ  e  TRÁS

a) TRAZ - É do verbo trazer da 3ª pessoa do singular do Presente do Indicativo.
Ex.:           Alice, traz esses documentos que estão sobre a mesa.
b) TRÁS - É preposição com variantes: atrás, detrás (advérbio).
Ex.:           Vá Alice, mas não olhe para trás.

Complete as frases com traz ou trás:
1.O motorista _________ o ônibus todos os dias para a garagem da empresa.
2.O vencedor _________ as cores do Brasil, mas não olha para __________ .
3. Não teve chance de se defender, porque foi pego por __________ .

O emprego dos PORQUÊS

1) POR QUE - é pronome interrogativo ou relativo.
a) Usado em início de frases interrogativas é pronome interrogativo:
Exs.:       Por que há violência entre os homens?
              Por que há maldade nos corações humanos?                 
b) Usado quando significar o motivo pelo qual ou pelo(a) qual :
Exs:        Não sei por que não deu certo. 
              Eis a rua por que passa todos os dias.

2) PORQUE - usado como conjunção para indicar causa ou  explicação:
Exs.:      Não deu certo porque não trabalhamos. (equivale a pois - explicação)
             Não vim porque estava muito cansado.
  
3) PORQUÊ - usado apenas quando funcionar como substantivo, equivale a o motivo:
Exs:     No Congresso, discutiu-se algum porquê da guerra. (há um artigo ou pronome antes dele)
            Quero saber o porquê de sua ausência.

4) POR QUÊ - usado no final de frases interrogativas ou com sinal de pontuação:
Exs.:    Você estuda gramática por quê?
            Ela me fez isso por quê, se eu a amo tanto?
            Há tanta fome no mundo, por quê?

Complete as frases com por que, porque, porquê ou por quê:
1._____________ você perdeu a confiança nos políticos?
2.Este é o prêmio _____________ esperávamos bastante tempo.
3.Todo time estava tenso, ____________ aquela jogada era decisiva.
4.Havia sempre um _____________ em tudo o que fazia.
5. - Ana não veio com você? Mas, _____________ ?
6.Eu mesma gostaria de saber o ____________.
7.Ela fala tanto ____________ pretende convencer.
8.Eles não vieram à aula ontem____________ ?
9.____________não faz os exercícios como os outros?
10. - Muito simples: _____________não quero.
11.Você me machucou ______________, eu a quero tanto!
12.Não havia nenhum _____________ para essa revolta.
13.Não sei, nem me interessa saber ______________.
14.Pense um pouco nos motivos ______________age assim.
15.Diga-me: - ______________ anda tão agitada?
16. -Não seria ______________ não está dormindo o suficiente?
17.Acredito que o _____________ disso esteja lá.
18. - _______________ você está atrasado?
19.Ela desistiu e eu não sei _______________!
20.Vivia apertado ______________ gastava muito.
21.Aprendendo um ______________, podemos aprender todos os ______________.
22.Ignoramos ______________ o encontro entre os dirigentes foi adiado.
23.O árbitro explicou _______________ o jogador foi suspenso.
24.Ela demonstrou simpatia ______________ eu ficasse ali com ela.

O emprego de mim, ti, tu e eu


          Utilizando as preposições (entre, sem, perante, contra, sobre, para, por, de, etc.), sempre dará mim e ti ou ti e mim. (funcionam como sujeitos)
Exs.:    Pesam suspeitas entre mim e ti.
            Perante ti e mim, o faxineiro nada disse.
     Eu e tu aparecem como sujeitos de um verbo no infinitivo:
Exs.:    Não vás sem eu mandar.
            Não dei ordem para tu comprares o barco?
            Papai deu o carro para eu dirigir.
     Como complemento nominal de um adjetivo:
Exs.:     É um problema difícil para mim resolver.
             É fácil para ti trabalhar aqui.
      Equivalendo a exceto, usa-se eu e você.
Ex.:       Todos foram à festa, menos eu e você.

Corrija as construções errôneas abaixo relacionadas:
1.Entre eu e ele     -   __________________________
2.Entre ele e eu     -   __________________________
3.Entre eu e tu      -   __________________________
4.Sem você e eu    -   __________________________
5.Sem elas e tu      -   __________________________
6.Perante eu e vós -   __________________________
7.Sobre eu e V.Sª  -   __________________________
8.De alguns e eu   -   ___________________________
9.Para eu e você   -   ____________________________
10.Contra os colegas e eu - ___________________________

Complete as frases com eu, tu, ti, mim ou você:
1.O administrador mostrou toda a fazenda para _________ .
2.O pai ofereceu a empresa para __________ administrar.
3.O chefe ficou contra alguns trabalhadores e __________ .
4.Perante __________, ela não dirá nada contra teus parentes e __________ .
5.A intenção daquele concorrente era indispor-me contra __________ .
6.A diretoria deu carta branca para ________ fazer a aquisição dos materiais.
7.É necessário que haja uma conversa franca entre os diretores e _________ .
8.Sem __________ e __________, poucas coisas se fariam naquele recinto.
9.Os resultados práticos não serão possíveis sem __________ e o teu concurso.
10.O diretor destacou a importância de __________ estar hoje na firma.
11.A efetivação do plano será problemática sem _________ e a tua cooperação.
12.O orador proferiu palavras pesadas contra os alunos e _________ .
13.O professor trouxe o problema para _________ examinar e apontar a solução.
14.Contra os funcionários e __________, era uma situação inútil para __________ atuar.
15.Entregou a fazenda para __________ governar, mas não foi fácil de __________ conduzir.
16.Todos os convidados foram à Casa da Fazenda, menos __________ e __________ .
17.Para _________ não é difícil compreender esta matéria de Língua Portuguesa.
18.Entrego-te o catálogo de preços para __________ o leres com muita atenção, caro amigo!

O emprego de SI, CONSIGO e CONTIGO

a) SI - Usado em frases reflexivas, ou seja, em que o sujeito pratica e recebe a ação verbal.
Ex.:     Maria queria o namorado junto de si.
b) CONSIGO - Trazer alguma coisa com junto de si - dentro de si.
Exs.:    Levava consigo um irmãozinho e um cão. 
           A menina traz consigo a inocência.
c) CONTIGO - Pessoa com quem se fala.
Ex.:      Quero falar contigo, nobre colega!
  
O emprego de CONOSCO e COM  NÓS

a) CONOSCO - Em nossa companhia, juntos - São utilizados em sua forma sintética.
Ex.:     Os mestres ficaram satisfeitos conosco.
b) COM NÓS  - caso haja palavra de reforço, usa-se a forma analítica.
 Exs.:    Queriam falar com nós dois.       -     ou     -      O patrão quis falar com nós todos.

Complete as frases com si,  consigo,  conosco,  com nós   e  contigo:
1.Manuel, os professores querem falar ______________ .
2.Espero que você tenha trazido o documento ______________ .
3.As crianças irão _____________ todos, e não com os tios delas.
4.Hei de tornar o meu filho confiante em ________ , mas quero que cante ____________ no coral.

O emprego de TODO  e  TODO O

a) TODO O - emprega-se artigo quando se quer dar idéia de inteiro, totalidade.
Exs.:     Ele leu todo o livro. (o livro inteiro)
            Todo o país comemorou a conquista. (o país inteiro)
b) TODO - quando se quer dar idéia de qualquer, omite-se o artigo.
Exs.:     Todo homem é mortal. (qualquer homem)
            Todo país tem seu governo. (qualquer país)
     No plural, todos, todas sempre virão seguidos de artigos, exceto se houver palavra que exclua:
Exs.:     Todos os alunos compareceram. (concorda com o substantivo)
            Todos estes alunos compareceram. (o pronome este exclui o artigo)  
            Todos cinco compareceram. (o numeral e o verbo exclui o artigo)
            Todos os cinco alunos compareceram. (o substantivo pede o artigo)

 O emprego de NENHUM e NEM UM

a) NENHUM - Traz um sentido geral. É pronome indefinido variável.
Ex.:      Não temos recurso nenhum para resolver isso.
b) NEM UM - Refere-se à unidade. É numeral.
Ex.:      Nem um elefante atravessou o rio. 
    
O emprego de VOSSA EXCELÊNCIA e SUA EXCELÊNCIA

a) - Vossa Excelência já aprovou os projetos? - Dirigimo-nos a pessoa representada pelo pronome.
    - Vossa Excelência dormiu bem com sua esposa?
b)Sua Excelência, o governador, deverá estar presente na inauguração.- Quando se fala dessa pessoa.
                                    
O emprego de VIAGEM  e VIAJEM

a) VIAGEM - substantivo (ato de ir de um lugar para outro), pode ser substituída pelas palavras jornada e partida.
Ex.:    A viagem dos excursionistas para Santos será domingo.
b) VIAJEM - 3ª pessoa do plural do Presente do Subjuntivo do verbo viajar, pode ser substituída por partam, sigam...
Ex.:    Acredito que os excursionistas viajem domingo para Santos.





Fonte: www.neonconcursos.com.br/alunos/.../afrfb/.../ORTOGRAFIA2.doc, com modificação pelo autor do blog.

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