quarta-feira, 20 de abril de 2011

Laboratório de Redação no blog - 9º ano




  9º ano do Colégio Ebenézer
Um time de Vencedores!

“O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos.”
                                                                                                         Elleanor Roosevelt
 


Conforme compromisso assumido com o 9º ano do Colégio Ebenézer,  o de criar um laboratório de produção textual aqui no blog, vão, em seguida, algumas dicas de ortografia, imprescindíveis à produção textual. Breve, colocaremos aqui diversas redações dos mais diversos concursos (comentadas), a fim de que possamos aprofundar nosso estudo em sala. 

Estude , invista em você e acredite nos seus sonhos.

                                                                                                                  
Um abraço, 
Prof. Elias de Lima Neto
                                                                                                                      



ORTOGRAFIA  BÁSICA
                                       
O emprego de   A  e 

 
a) A - Artigo ou preposição. Funciona como pronome pessoal.(tempo futuro, locomoção, espaço)
Exs.:    A vida tem dessas coisas. (artigo)
            Daqui a duas semanas, viajaremos. (preposição)        
            Eu a vi ontem.      (pronome)
b) HÁ - Sentido de existir. Indica tempo passado.
Exs.:    várias soluções para esse problema. (sentido de existir)           
            anos que não o vejo. (sentido de tempo passado)


Complete as frases com ou a:

1.Já não o vemos _____ vinte anos.
2._____ poucos dias deixou o emprego.
3._____ vinte anos caminhávamos aqui.
4.Minha casa fica _____ poucas quadras daqui.
5.Eles saíram ______ quase meia hora da escola.
6.O público ficou _____ poucos metros da explosão.
7._____ dois dias do exame, ainda não conseguiu se acalmar.
8.O médico esteve _____ um bom tempo à sua cabeceira.
9._____ dois meses da maioridade, ainda não sabia dirigir.
10._____ poucos metros da tela, não conseguia ler a legenda.
11._____ cinco quilômetros daqui, encontrará um posto de gasolina.
12.O jogo de basquete começou _____ pouco com grande torcida presente.
13.______ um quarteirão do meu prédio, _____ uma pizzaria muito boa.
14.Está na cidade _____ três dias e de hoje _____   três dias viajaremos.
15.______ uma hora eles me ligaram, e daqui _____ minutos estarão conosco.
16.A chuva parou _____ alguns minutos, e daqui _____ instantes  sairei com você.

                                     

O emprego de  MAL e  MAU


a) MAL - (subst./adv.) - equivale a  BEM
b) MAU - (adjetivo/ subst.) - equivale a  BOM
Exs.: O mal da sociedade é a falta de união.(substantivo)      
         Ele chegou de mau-humor. (adjetivo)
         Fala bem, mas escreve tão mal(advérbio)
         Liguei para casa, mal cheguei ao hotel. (conjunção)

Complete as frases com mau ou mal:

1.O _________ tempo acabou com a temporada.
2.Você anda escovando __________ os dentes, hein?
3.Foi um _________ negócio a compra desse hotel.
4._________ chegando, começou a reclamar do _________ convívio.
5.Não há_________ que sempre dure nem bem que nunca acabe.
6.A geada fez muito __________ aos cafezais.
7.Seu irmão não é __________ aluno, apenas estuda___________ .
8.Um _________ estudante nem sempre é um __________-caráter.
9.Se você não é __________ , por que pratica o __________ ?
10.Procure fazer o bem às pessoas, e não o ___________.
11.O jogador está passando __________, devido ao __________ resultado da partida.


O emprego de  MAIS,  MAS  e  MÁS

a) MAIS - É um advérbio de intensidade.
Exs.:        Sua riqueza cresce cada dia mais.
               É mais difícil fazer do que criticar.
               Seu apartamento não vale mais 50 mil reais. (limite)
b) MAS - Indica idéia contrária, adversidade. É uma conjunção.
Exs.:        Os operários exigiam aumentos, mas não foram atendidos.
               É bondoso, mas não o demonstra.
c) MÁS -  É um adjetivo e equivale a:  ruins, maléficas, prejudiciais.
Exs.:        Fez más ações durante o seu governo.
               Chegou em hora.

Complete as frases com mas, más ou mais:

1.As primeiras notícias sobre a experiência não foram tão ___________ .
2.O uso de vitaminas trouxe ___________ consequências à saúde.
3.Poucos têm __________ entusiasmo pela ciência do que eu.
4.A equipe do governo revelou ____________ coerência, ___________ são poucas ainda.
5.Os jovens sonham __________, __________ os adultos realizam _________ os projetos.
6.__________ enchentes ocorreram esta semana  no Rio, __________ não houve vítimas.
7.À noite, ela ficava __________ ocupada, ___________ estava sempre ao nosso lado, sobretudo nas horas ___________ .
8.__________ não era essa a sua proposta inicial, a outra me pareceu __________ acessível, apesar das _________ condições de trabalho.
9.Naquela região, a vinicultura teve __________ colheitas, _________ supriu as necessidades.
10.Passa o __________ do tempo para estudar. O ___________ das vezes acorda _________ tarde.


O emprego de  ONDE, AONDE  e  DONDE

a) ONDE - Com verbos que exigem a preposição em, indicam permanência (morar, ficar, permanecer, etc). Exs.:       Onde todos devem permanecer?    
              - Onde quiserem!      
              Por onde caminhávamos, havia muitos atletas. (preposição mais verbo de movimento)
b) AONDE - com verbos que exigem a preposição a, indicam movimentos (ir, chegar, dirigir-se, etc.).
Exs.:      Aonde foi o teu irmão?
             Aonde você vai há um telefone público?
c) DONDE - origem
Ex.:      Donde você tirou isto?
d) Emprega-se até onde ou até aonde indiferentemente com verbos que dão ideia de movimento:
ex.: Por favor, este ônibus vai até onde (ou até aonde)?

Complete as frases com onde, aonde ou donde:
1._____________ você for, eu também irei!
2._____________ você desceu àquela hora da madrugada?
3.Os alunos voltaram ______________ o professor lecionava.
4.As pessoas correm _____________ não há risco de acidentes.
5.Este é o país _____________ se luta por um futuro melhor.
6.Nas cidades por ____________ passamos, havia bastantes ruínas.
7.Na zona rural, _____________ muitos trabalhadores saem, faltam recursos.
8.Nas praças por _____________ andávamos, havia sempre alguém conhecido.
9.Estas são as revistas ______________ tiramos os artigos sobre poluição.
10.O guarda se dirigiu rápido para ______________ ocorreu a batida. 



O emprego de  SENÃO  e  SE NÃO

a) SENÃO - do contrário, a não ser, exceto, mas sim.
Exs.:     Ninguém senão os dois baixinhos enfrentaram a situação.
             Devemos fazer as tarefas no prazo, senão seremos marcados pelo professor.
b) SE  NÃO - caso não ou ainda  ou.
Exs.:     Se não chover,  poderemos ir à praia. (Oração Subordinada Adverbial condicional)
             O jogo será amanhã à noite, se não ocorrer nenhum imprevisto.

Complete as frases com se não ou senão:
1.A funcionária nada fazia ____________telefonar continuamente.
2.Os sem-terra nada fizeram, _____________reclamar os seus direitos.
3.Não teremos reajuste no salário, _____________houver mais inflação.
4.Acompanhe-o até à porta, ____________ ele se perderá nestes corredores.
5.A dívida deveria ser saldada, ___________ os bens seriam confiscados.
6.____________ conseguir apoio dos empresários, o governo não terá sucesso.
7.Hoje o júri se reúne novamente para sua decisão final,___________ amanhã.
8.As pessoas precisam evitar desperdício ____________ porão em risco a sobrevivência de outros.

O emprego de  SOB  e  SOBRE

a) SOB - embaixo de, por baixo de
Exs.:       Aquele posto está sob nova direção.   -  Ficou sob a mira do assaltante.
b) SOBRE - em cima de, por cima de.
Exs.:      Não quero esse encargo sobre os ombros.
             Pôs o livro sobre a mesa.                     
             Falou sobre inflação.

Complete as frases com sob ou sobre:
1.É triste viver __________ o teto alheio.
2.A fera cresceu _________ o caçador.
3.A Biblioteca Nacional foi criada ___________ D. João VI, em 1808.
4.Garanto, ___________ minha palavra, que só lhe farei o bem.
5.Pedro II reinou __________ o nosso país durante meio século.

O emprego de TAMPOUCO  e  TÃO POUCO

a) TAMPOUCO - Equivale a também não. Refere-se a um verbo, logo é um advérbio e invariável.
Ex.:        Não fez os exercícios, tampouco apresentou qualquer justificativa.
b) TÃO POUCO - É um advérbio de intensidade ou pronome indefinido.
Exs.:      Rezamos tão pouco esta semana! (tão modifica o advérbio pouco)
              Tenho tão poucos amigos, que cabem todos num automóvel. (acompanha um substantivo)

Complete as frases com tampouco ou tão pouco:
1.Não dormi, _________________ estive acordado.
2.Tenho __________________ entusiasmo por este livro.
3.Estuda _________________ e é pouco inteligente.
4.O pessoal  não veio __________________ avisou que não vinha.
5.Maria tem _________________ tempo, que não pode assumir outros compromissos.
6.Se o professor não resolveu o problema, _________________ resolveriam os alunos.
7.Estuda _________________ e não posso explicar por quê. 


O emprego de  HÁ CERCA DE,  CERCA DE  e  ACERCA DE

a) HÁ CERCA DE - o verbo haver indica tempo transcorrido. Equivale a faz (passado).
Ex.:        Há cerca de uma semana, ela se foi daqui.
b) CERCA DE - equivale a aproximadamente.
Ex.:        Estamos cerca de 20 quilômetros de Santos.
c) ACERCA DE - é uma locução prepositiva, que equivale a respeito de, sobre.
Ex.:        Discutimos acerca da melhor saída para nós.
Complete as frases com há cerca de, cerca de  e  acerca de:
1.Falou muito tempo _________________ sua última viagem.
2.Coloque _________________ vinte reais de álcool.
3.O auditório estava repleto __________________ duas horas.
4.Rui de Leão contava nesse tempo __________________ quarenta anos.
5._________________  dez oradores falando ________________  poluição.

O emprego de  AO ENCONTRO DE   e  DE ENCONTRO A

a) AO ENCONTRO DE - rege a preposição de e significa (estar a favor de) - (caminhar para).
Ex.:       O jogador foi ao encontro do que era certo.
b) DE  ENCONTRO  A - rege a preposição a e significa (em sentido oposto), (contra).
Ex.:       Não aprovo suas atitudes. Quero ir de encontro a elas.

Complete as frases com ao encontro de ou de encontro a:
1.Caminhou __________________ amigo de faculdade.
2.A sua resolução veio ____________________  meus desejos.
3.O carro chocou-se _____________________  muro da fábrica.
4.Não aceitou tal projeto, pois foi __________________  sua ideologia.
5.Seus projetos iam _____________________  solicitação da comunidade.

O emprego de  DEMAIS e  DE  MAIS

a) DEMAIS - É um advérbio. É igual a muito.
Exs.:     Está rouca porque gritou demais. (advérbio)
             Entraram todos, os demais foram barrados. (substantivo)
b) DE MAIS - É um substantivo. Tem sentido oposto a de menos.
Ex.:       Colocou gasolina de mais no tanque.  
Complete as frases com demais ou de mais:
1.Ele morreu porque sabia ____________, isto é, conhecia _____________ os segredos do chefão.
2.Um amor ______________ é sempre perigoso, porque faz sofrer ______________ .
3.Num dos lados da rua havia casas _______________ .

O emprego de  TRAZ  e  TRÁS

a) TRAZ - É do verbo trazer da 3ª pessoa do singular do Presente do Indicativo.
Ex.:           Alice, traz esses documentos que estão sobre a mesa.
b) TRÁS - É preposição com variantes: atrás, detrás (advérbio).
Ex.:           Vá Alice, mas não olhe para trás.

Complete as frases com traz ou trás:
1.O motorista _________ o ônibus todos os dias para a garagem da empresa.
2.O vencedor _________ as cores do Brasil, mas não olha para __________ .
3. Não teve chance de se defender, porque foi pego por __________ .

O emprego dos PORQUÊS

1) POR QUE - é pronome interrogativo ou relativo.
a) Usado em início de frases interrogativas é pronome interrogativo:
Exs.:       Por que há violência entre os homens?
              Por que há maldade nos corações humanos?                 
b) Usado quando significar o motivo pelo qual ou pelo(a) qual :
Exs:        Não sei por que não deu certo. 
              Eis a rua por que passa todos os dias.

2) PORQUE - usado como conjunção para indicar causa ou  explicação:
Exs.:      Não deu certo porque não trabalhamos. (equivale a pois - explicação)
             Não vim porque estava muito cansado.
  
3) PORQUÊ - usado apenas quando funcionar como substantivo, equivale a o motivo:
Exs:     No Congresso, discutiu-se algum porquê da guerra. (há um artigo ou pronome antes dele)
            Quero saber o porquê de sua ausência.

4) POR QUÊ - usado no final de frases interrogativas ou com sinal de pontuação:
Exs.:    Você estuda gramática por quê?
            Ela me fez isso por quê, se eu a amo tanto?
            Há tanta fome no mundo, por quê?

Complete as frases com por que, porque, porquê ou por quê:
1._____________ você perdeu a confiança nos políticos?
2.Este é o prêmio _____________ esperávamos bastante tempo.
3.Todo time estava tenso, ____________ aquela jogada era decisiva.
4.Havia sempre um _____________ em tudo o que fazia.
5. - Ana não veio com você? Mas, _____________ ?
6.Eu mesma gostaria de saber o ____________.
7.Ela fala tanto ____________ pretende convencer.
8.Eles não vieram à aula ontem____________ ?
9.____________não faz os exercícios como os outros?
10. - Muito simples: _____________não quero.
11.Você me machucou ______________, eu a quero tanto!
12.Não havia nenhum _____________ para essa revolta.
13.Não sei, nem me interessa saber ______________.
14.Pense um pouco nos motivos ______________age assim.
15.Diga-me: - ______________ anda tão agitada?
16. -Não seria ______________ não está dormindo o suficiente?
17.Acredito que o _____________ disso esteja lá.
18. - _______________ você está atrasado?
19.Ela desistiu e eu não sei _______________!
20.Vivia apertado ______________ gastava muito.
21.Aprendendo um ______________, podemos aprender todos os ______________.
22.Ignoramos ______________ o encontro entre os dirigentes foi adiado.
23.O árbitro explicou _______________ o jogador foi suspenso.
24.Ela demonstrou simpatia ______________ eu ficasse ali com ela.

O emprego de mim, ti, tu e eu


          Utilizando as preposições (entre, sem, perante, contra, sobre, para, por, de, etc.), sempre dará mim e ti ou ti e mim. (funcionam como sujeitos)
Exs.:    Pesam suspeitas entre mim e ti.
            Perante ti e mim, o faxineiro nada disse.
     Eu e tu aparecem como sujeitos de um verbo no infinitivo:
Exs.:    Não vás sem eu mandar.
            Não dei ordem para tu comprares o barco?
            Papai deu o carro para eu dirigir.
     Como complemento nominal de um adjetivo:
Exs.:     É um problema difícil para mim resolver.
             É fácil para ti trabalhar aqui.
      Equivalendo a exceto, usa-se eu e você.
Ex.:       Todos foram à festa, menos eu e você.

Corrija as construções errôneas abaixo relacionadas:
1.Entre eu e ele     -   __________________________
2.Entre ele e eu     -   __________________________
3.Entre eu e tu      -   __________________________
4.Sem você e eu    -   __________________________
5.Sem elas e tu      -   __________________________
6.Perante eu e vós -   __________________________
7.Sobre eu e V.Sª  -   __________________________
8.De alguns e eu   -   ___________________________
9.Para eu e você   -   ____________________________
10.Contra os colegas e eu - ___________________________

Complete as frases com eu, tu, ti, mim ou você:
1.O administrador mostrou toda a fazenda para _________ .
2.O pai ofereceu a empresa para __________ administrar.
3.O chefe ficou contra alguns trabalhadores e __________ .
4.Perante __________, ela não dirá nada contra teus parentes e __________ .
5.A intenção daquele concorrente era indispor-me contra __________ .
6.A diretoria deu carta branca para ________ fazer a aquisição dos materiais.
7.É necessário que haja uma conversa franca entre os diretores e _________ .
8.Sem __________ e __________, poucas coisas se fariam naquele recinto.
9.Os resultados práticos não serão possíveis sem __________ e o teu concurso.
10.O diretor destacou a importância de __________ estar hoje na firma.
11.A efetivação do plano será problemática sem _________ e a tua cooperação.
12.O orador proferiu palavras pesadas contra os alunos e _________ .
13.O professor trouxe o problema para _________ examinar e apontar a solução.
14.Contra os funcionários e __________, era uma situação inútil para __________ atuar.
15.Entregou a fazenda para __________ governar, mas não foi fácil de __________ conduzir.
16.Todos os convidados foram à Casa da Fazenda, menos __________ e __________ .
17.Para _________ não é difícil compreender esta matéria de Língua Portuguesa.
18.Entrego-te o catálogo de preços para __________ o leres com muita atenção, caro amigo!

O emprego de SI, CONSIGO e CONTIGO

a) SI - Usado em frases reflexivas, ou seja, em que o sujeito pratica e recebe a ação verbal.
Ex.:     Maria queria o namorado junto de si.
b) CONSIGO - Trazer alguma coisa com junto de si - dentro de si.
Exs.:    Levava consigo um irmãozinho e um cão. 
           A menina traz consigo a inocência.
c) CONTIGO - Pessoa com quem se fala.
Ex.:      Quero falar contigo, nobre colega!
  
O emprego de CONOSCO e COM  NÓS

a) CONOSCO - Em nossa companhia, juntos - São utilizados em sua forma sintética.
Ex.:     Os mestres ficaram satisfeitos conosco.
b) COM NÓS  - caso haja palavra de reforço, usa-se a forma analítica.
 Exs.:    Queriam falar com nós dois.       -     ou     -      O patrão quis falar com nós todos.

Complete as frases com si,  consigo,  conosco,  com nós   e  contigo:
1.Manuel, os professores querem falar ______________ .
2.Espero que você tenha trazido o documento ______________ .
3.As crianças irão _____________ todos, e não com os tios delas.
4.Hei de tornar o meu filho confiante em ________ , mas quero que cante ____________ no coral.

O emprego de TODO  e  TODO O

a) TODO O - emprega-se artigo quando se quer dar idéia de inteiro, totalidade.
Exs.:     Ele leu todo o livro. (o livro inteiro)
            Todo o país comemorou a conquista. (o país inteiro)
b) TODO - quando se quer dar idéia de qualquer, omite-se o artigo.
Exs.:     Todo homem é mortal. (qualquer homem)
            Todo país tem seu governo. (qualquer país)
     No plural, todos, todas sempre virão seguidos de artigos, exceto se houver palavra que exclua:
Exs.:     Todos os alunos compareceram. (concorda com o substantivo)
            Todos estes alunos compareceram. (o pronome este exclui o artigo)  
            Todos cinco compareceram. (o numeral e o verbo exclui o artigo)
            Todos os cinco alunos compareceram. (o substantivo pede o artigo)

 O emprego de NENHUM e NEM UM

a) NENHUM - Traz um sentido geral. É pronome indefinido variável.
Ex.:      Não temos recurso nenhum para resolver isso.
b) NEM UM - Refere-se à unidade. É numeral.
Ex.:      Nem um elefante atravessou o rio. 
    
O emprego de VOSSA EXCELÊNCIA e SUA EXCELÊNCIA

a) - Vossa Excelência já aprovou os projetos? - Dirigimo-nos a pessoa representada pelo pronome.
    - Vossa Excelência dormiu bem com sua esposa?
b)Sua Excelência, o governador, deverá estar presente na inauguração.- Quando se fala dessa pessoa.
                                    
O emprego de VIAGEM  e VIAJEM

a) VIAGEM - substantivo (ato de ir de um lugar para outro), pode ser substituída pelas palavras jornada e partida.
Ex.:    A viagem dos excursionistas para Santos será domingo.
b) VIAJEM - 3ª pessoa do plural do Presente do Subjuntivo do verbo viajar, pode ser substituída por partam, sigam...
Ex.:    Acredito que os excursionistas viajem domingo para Santos.





Fonte: www.neonconcursos.com.br/alunos/.../afrfb/.../ORTOGRAFIA2.doc, com modificação pelo autor do blog.

Um comentário:

  1. Òtimo material!! Mt bem elaborado e de grande ajuda para quem está começando a dar aulas, que é o meu caso. Obg pelo seu empenho caro colega. Parabens.

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