quarta-feira, 16 de março de 2011

AVALIAÇÃO PARCIAL DE GRAMÁTICA - 7º ano


Leia atentamente o texto abaixo, no qual estão baseadas as questões de 01 a 05.
Lembre-se: interpretar um texto é entrar no mesmo para entendê-lo.



A Velha Contrabandista
                                                                                                  

Stanislaw Ponte Preta



Diz que era uma velhinha que sabia andar de lambreta. Todo dia ela passava pela fronteira montada na lambreta, com um bruto saco atrás da lambreta. O pessoal da Alfândega - tudo malandro velho - começou a desconfiar da velhinha.

Um dia, quando ela vinha na lambreta com o saco atrás, o fiscal da Alfândega mandou ela parar. A velhinha parou e então o fiscal perguntou assim pra ela:

- Escuta aqui, vovozinha, a senhora passa por aqui todo dia, com esse saco aí atrás. Que diabo a senhora leva nesse saco?

A velhinha sorriu com os poucos dentes que lhe restavam e mais outros, que ela adquirira no odontólogo, e respondeu:

- É areia!

Aí quem sorriu foi o fiscal. Achou que não era areia nenhuma e mandou a velhinha saltar da lambreta para examinar o saco. A velhinha saltou, o fiscal esvaziou o saco e dentro só tinha areia. Muito encabulado, ordenou à velhinha que fosse em frente. Ela montou na lambreta e foi embora, com o saco de areia atrás.

Mas o fiscal desconfiado ainda. Talvez a velhinha passasse um dia com areia e no outro com muamba, dentro daquele maldito saco. No dia seguinte, quando ela passou na lambreta com o saco atrás, o fiscal mandou parar outra vez. Perguntou o que é que ela levava no saco e ela respondeu que era areia, uai! O fiscal examinou e era mesmo. Durante um mês seguido o fiscal interceptou a velhinha e, todas as vezes, o que ela levava no saco era areia.

Diz que foi aí que o fiscal se chateou:

- Olha, vovozinha, eu sou fiscal de alfândega com 40 anos de serviço. Manjo essa coisa de contrabando pra burro. Ninguém me tira da cabeça que a senhora é contrabandista.

- Mas no saco só tem areia! - insistiu a velhinha. E já ia tocar a lambreta, quando o fiscal propôs:

- Eu prometo à senhora que deixo a senhora passar. Não dou parte, não apreendo, não conto nada a ninguém, mas a senhora vai me dizer: qual é o contrabando que a senhora está passando por aqui todos os dias?

- O senhor promete que não "espáia"? - quis saber a velhinha.

- Juro - respondeu o fiscal.

- É lambreta.


1) O texto exemplifica uma questão séria em nossa cultura, principalmente quando se fala de política: a corrupção. Quem é corrupto no texto? Por quê? (03 esc)

Resposta-comentário:
Os dois personagens, a vovó que faz contrabando, e o fiscal, que no final do texto diz que não contará a ninguém...

2) Por que o fiscal não teria parado a vovozinha antes, já que todos os dias ela passava naquele local? (03 esc)

Resposta-comentário:
Para ele, uma velhinha levantava pouca suspeita.

3) O fiscal mostra-se honesto com a seguinte afirmação?: “... sou fiscal de alfândega com 40 anos de serviço. Manjo essa coisa de contrabando pra burro. Justifique sua resposta com passagem do texto.(04 esc)

Resposta-comentário:
Não. Num trecho abaixo, ele propõe não “entregar” a velhinha, caso ela revelasse o material contrabandeado: “Eu prometo à senhora que deixo a senhora passar. Não dou parte, não apreendo, não conto nada a ninguém...”

4) O que atrapalhou o fiscal, de modo que ele não percebesse o verdadeiro material contrabandeado? (03 esc)

Resposta-comentário:
Ele concentrou sua atenção na busca de um objeto, o que é bastante comum em fiscais de alfândega, jamais ele imaginou, com 40 anos de experiência, que uma pessoa pudesse ter coragem de passar com um veículo contrabandeado; e a vovó tira proveito disso, usa um saco com areia.

5) Por que o autor preferiu usar a figura de uma velhinha para ser contrabandista?
(03 esc)

Resposta-comentário:
A figura de uma velhinha ajuda o leitor a não acreditar na possibilidade de aquela velhinha ser contrabandista, o que prende o leitor ao texto querendo descobrir o final. Muito inteligente.


6) Conforme estudamos, o verbo flexiona-se em três modos. De acordo com a necessidade da comunicação, posso escolher entre os modos indicativo, subjuntivo e imperativo. Considerando o exposto, comente o slogan da C& A: abuse e use. Em qual modo está conjugado o verbo? Por que a loja preferiu assim?(04 esc)

Resposta-comentário:
É comum identificarmos o imperativo nos textos de propaganda e publicidade, ele mostra o interesse do anunciante: levar-nos a obedecer seus chamados.

7) Considere o trecho abaixo e destaque nele os verbos, indicando o modo e o tempo em que estão conjugados: (06 esc)

 “A velhinha sorriu com os poucos dentes que lhe restavam e mais outros, que ela adquirira no odontólogo...”

Resposta-comentário:
Verbos: sorriu(pretérito perfeito do indicativo); restavam(pret. Imperfeito do ind.) e adquirira (pretérito mais-que-perfeito).

8) De acordo com a estrutura, o verbo possui um elemento básico: o radical. Escreva ao lado de cada verbo abaixo seu respectivo radical: (08 esc)

a) amar:____________________
b) bater:____________________
c) partir:____________________
d) vender:____________________

Resposta-comentário:
Amar: am-; bater: bat-; part- e vender: vend-

9) Considere o trecho abaixo:

Talvez a velhinha passasse um dia ...”

Explique a relação dos termos “talvez” e “passasse”, de acordo com o nosso estudo sobre os modos verbais. (05 esc)

Resposta-comentário:
O modo subjuntivo indica ação incerta ou desejo, o que tem tudo a ver com o advérbio “talvez”.

10) O verbo estabelece uma relação com o sujeito da oração e, por isso, pode vir em três vozes: ativa, passiva e reflexiva. Com base nessa informação, indique a voz verbal de cada verbo das orações abaixo: (08 esc)

a)Eu me levantei tarde.
______________________________________________
b) Nós deixamos o endereço lá.
______________________________________________
c) Os alunos foram chamados pelo professor
______________________________________________
d) Olhava-se no espelho.
______________________________________________

Resposta-comentário:
a)reflexiva; b)ativa; c) passiva e d)reflexiva.


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